Mais de 70 toneladas de entulhos foram retiradas de um local de descarte irregular; estudantes da Escola Classe 16, vizinha ao local, ajudaram a plantar 50 mudas de árvores


O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) entregou à população, nesta sexta-feira (3), mais uma área recuperada e com lixão eliminado pelo projeto De Cara Nova. O Gama foi a região contemplada nesta edição.

Equipes de limpeza do SLU estiveram na cidade nos últimos dias retirando mais de 70 toneladas de entulhos de uma área de descarte irregular na Quadra 6, ao lado da Escola Classe 16, na Ponte Alta. Além do recolhimento, houve a recuperação do local, com a plantação de 50 mudas de árvores. O muro da escola também foi pintado por um grafiteiro com o nome do projeto, além de outras imagens.

A ideia do projeto De Cara Nova é extinguir os maiores pontos de descarte irregular no Distrito Federal. “Sabemos da importância desse projeto. Essa era uma área degradada, cheia de entulho. Nossa equipe de limpeza, com apoio da Novacap, limpou tudo isso para entregar o local de volta para a população”, pontuou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

O evento contou com participação especial de alunos da Escola Classe 16, que ajudaram a plantar no local algumas das mais de 200 mudas ornamentais doadas pela Novacap. Também esteve presente o grupo de teatro do SLU com os personagens Garizito, Juju e Lili, que levaram mensagens de conscientização ambiental com uma abordagem leve e divertida.

Para a administradora do Gama, Joseane Araújo, a ação do SLU traz uma nova paisagem para o lugar. “Essa área era de descarte irregular. Agora o SLU vem, limpa, planta mudas e realmente traz uma cara nova para cá. Conto com a nossa comunidade para preservar essa área e contribuir com a limpeza pública”, destacou.

O projeto De Cara Nova foi lançado em 10 de janeiro, no Paranoá. A ação também já ocorreu em Santa Maria, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Só em Ceilândia, entre os dias 12 e 21 de janeiro, foram retiradas 1.873 toneladas de entulhos, com 201 viagens de caminhão. Ao todo, juntando as regiões atendidas, foram coletadas mais de 3.500 toneladas.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana