Legado de carnavalesco brasileiro é tema de premiação para fomentar arte por meio de figurinos criativos


A trajetória do icônico carnavalesco Clóvis Bornay ganha vida no Distrito Federal através do projeto Quase Bornay, patrocinado pela Lei Paulo Gustavo. O projeto, idealizado pela artista visual PCD Astaruth Lira, abre chamamento público para selecionar quatro artistas visuais, figurinistas e carnavalescos para a criação de fantasias inspiradas no universo de Bornay. As inscrições vão até o dia 3 de agosto e podem ser feitas pelo site (colocar link).

Astaruth Lira destacou a importância do projeto, afirmando que “Quase Bornay é uma celebração da criatividade e da coragem de Clóvis Bornay, e buscamos artistas que compartilhem dessa visão inovadora e responsável”. O desafio lançado pelo Quase Bornay é criar figurinos que dialoguem com a rica herança cultural de Clóvis Bornay, utilizando exclusivamente materiais sustentáveis e recicláveis. “Queremos promover práticas conscientes e responsáveis na confecção das fantasias, alinhando arte e sustentabilidade”, acrescenta Astaruth.

Podem participar do chamamento maiores de 18 anos residentes no Distrito Federal e Entorno, pertencentes às categorias de carnavalesco, artista visual ou figurinista. Os interessados devem enviar comprovante de residência com data de até 90 dias, portfólio de trabalhos anteriores e uma proposta criativa em croquis. A avaliação das inscrições será realizada por uma comissão julgadora que atribui pontos com base na originalidade e criatividade, adesão ao tema de Clóvis Bornay, estética e harmonia, e viabilidade técnica de produção.

“Estamos procurando propostas que não apenas sejam visualmente impressionantes, mas que também capturem a essência do legado de Bornay”, explica Astaruth.

Os quatro artistas selecionados terão a oportunidade de ver seus figurinos exibidos numa exposição no Complexo Cultural de Samambaia por um mês e em uma performance pública no Distrito Federal. Cada um receberá R$ 8.000 (oito mil reais) após a entrega da obra, valor que inclui os materiais utilizados na criação das fantasias.

Legado de Bornay

Clóvis Bornay, nascido em 1916 no Rio de Janeiro, foi um pioneiro no mundo do Carnaval e um símbolo de resistência para a comunidade LGBTQIAPN+. Sua coragem em um período de intensa homofobia, aliada ao seu talento excepcional, transformou o Carnaval brasileiro e promoveu a diversidade cultural. O projeto Quase Bornay é uma homenagem ao seu legado, incentivando presentes e futuras gerações a valorizar e celebrar a cultura carnavalesca de forma sustentável e inclusiva.

Serviço

Projeto Quase Bornay – Inscrições abertas

Inscrições:15 de julho a 03 de agosto de 2024 pelo site: Home – Quase Bornay
Instagram: https://www.instagram.com/quasebornay

Atendimento à imprensa- Loane Bernardo  – assessoria@gibicomunica.com