Coletivos foram beneficiados na seleção feita pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa em conjunto com o Ministério do Turismo
Com um aporte total de R$ 600 mil, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) vai premiar 50 grupos e coletivos das quadrilhas juninas a fim de valorizar a importância do segmento para a cultura popular do Distrito Federal e ainda socorrer financeiramente o setor, impedido de se apresentar nos últimos dois anos em função da pandemia da covid-19.
O resultado do Edital nº 45/2021, com os premiados no Circuito das Quadrilhas Juninas, fruto de convênio com o Ministério do Turismo, foi publicado nesta quinta-feira (2), permitindo que as tradicionais festividades do mês se iniciem com o pé direito.
“Desde a pandemia, não paramos um minuto de pensar na força e nos agentes culturais das folias juninas, que, no Distrito Federal, além de envolver anualmente as comunidades, representam uma qualidade de show impressionante”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
Cada um dos grupos premiados vai receber um total de R$ 12 mil, em reconhecimento à prestação de relevantes contribuições para a cultura e os festejos populares no DF.
“Com isso, ao contemplar 50 grupos, os resultados vão se desdobrar em, pelo menos, 500 pessoas beneficiadas diretamente, que vão poder potencializar sua atuação nos circuitos e festejos juninos de 2022. Para além disso, ainda há toda a cadeia produtiva atingida indiretamente, como sapateiros, costureiros, lojistas, o setor de eventos, enfim, toda uma cadeia dinâmica e grandiosa”
Sol Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural
A subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes, informa que esse edital de premiação das quadrilhas juninas vai atingir inúmeros agentes culturais em diversas cidades e 15 regiões administrativas, dando continuidade a uma política que a Secec implantou recentemente, que é o Distrito Junino, voltado à valorização dos agentes culturais ligados aos arranjos produtivos dos festejos juninos.
O recebimento da premiação dos projetos selecionados é vinculado à apresentação dos documentos determinados no Edital nº 45, em até 15 dias a contar da data de hoje, com a publicação do resultado definitivo. São eles: certidão negativa de débitos com o Distrito Federal; certificado de regularidade relativa à seguridade social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; CRF/FGTS da pessoa jurídica e recibo de pagamento assinado em conformidade com o documento de identidade do representante responsável do grupo/coletivo ou pessoa jurídica.
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa