A comunidade tem um papel essencial na manutenção da cidade. O GDF oferece diversos canais para que todos possam exercer o papel de zelador do Distrito Federal
A zeladoria de uma cidade depende da participação ativa da população para ser eficiente. São os olhos da comunidade que enxergam, antes de qualquer outro, um meio-fio que precisa ser pintado, um parquinho carente de manutenção ou uma árvore que necessita de poda.
O morador do Distrito Federal tem diversos canais à disposição para requisitar serviços públicos prestados por qualquer órgão do governo. O principal deles é o Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal (OUV-DF), vinculado à Controladoria-Geral do DF, que só neste ano já recebeu mais de 31 mil solicitações.
“Aproveito para fazer um apelo à população: não deixe de registrar sua solicitação, ajude o governo a zelar pela cidade”- Paulo Wanderson Martins, controlador-geral do DF
“Todas as requisições recebem algum tipo de resposta por parte do governo”, afirma o controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins. “Percebemos que o OUV-DF tem garantido maior integração do governo com a sociedade.”
Quando o cidadão se identifica ao requisitar um serviço via Ouvidoria, um número de protocolo é gerado. Assim, a pessoa pode inclusive acompanhar o andamento do pedido. “Aproveito para fazer um apelo à população: não deixe de registrar sua solicitação, ajude o governo a zelar pela cidade”, sugere Martins.