Segundo especialistas, mau uso dos equipamentos pode levar a curtos-circuitos, choques elétricos e princípio de incêndios em residências
Está chegando uma das datas mais esperadas pelos brasileiros: o Natal. É nesse época que as pessoas começam ficar mais reflexivas sobre o ano que passou e o que está por vir, que as famílias ficam mais unidas e as casas enfeitadas para a festividade.
Mais do que oferecer beleza, é preciso estar atento também aos riscos na hora de montar uma iluminação natalina em casa. Segundo especialistas, o mau uso dos equipamentos pode levar a curtos-circuitos, choques elétricos e princípio de incêndios em residências.
LEIA TAMBÉM:
- ENFEITE INUSITADO: filhote de gato vai parar no topo de árvore de Natal de shopping, no DF
- CLIMA DE NATAL: Casa do Papai Noel do SMU, em Brasília, está aberta para visitação
Um dos cuidados recomendados pelo Corpo de Bombeiros e pela Neoenergia Brasília é prestar atenção ao ligar diversos itens de decoração na mesma tomada.
“Não recomendamos o uso dos benjamins [adaptador para tomada]. O ideal é o filtro de linha, a chamada régua de energia. O benjamim não tem nenhum tipo de proteção contra curto-circuito, diferentemente do filtro, que possui um fusível” explica o gerente de processos da Neoenergia, Arthur Franklin.
Segundo o especialista, também é importante não manusear o pisca-pisca se ele estiver ligado na tomada, para evitar o risco de tomar choque. E também nunca colocar a iluminação próxima de itens inflamáveis como cortinas, papelões e outros.
O capitão do Corpo de Bombeiros Hélio Marçal orienta que a família desligue a iluminação ao sair de casa ou durante madrugada enquanto todos os moradores estiverem dormindo.
“Velas devem ser usadas em suportes próprios ou em cima de um pires ou de um pratinho. E devemos mantê-las grudadas à superfície. Vale lembrar que as crianças devem estar distante das velas, pois o perigo é grande”, explica o capitão.
De acordo com o militar, a corporação tem o costume de atender ocorrências de incêndios em casas nesses período envolvendo, principalmente, crianças.
“Muitas vezes, no momento dos festejos, os adultos ficam dispersos e aí é que acontecem os acidentes, com os pequenos ou com animais de estimação. Então, é melhor prevenir e não permitir que um momento de celebração vire tragédia”, disse o bombeiro.
Cuidados com a iluminação de Natal:
- Ao ligar itens de iluminação na tomada, não use benjamins. Prefira sempre filtros de linhas;
- Em áreas expostas à chuva, evite fazer a instalação de iluminação;
- Não instale pisca-pisca ou luzes próximo a cortinas ou materiais de fácil combustão, como papel e papelão;
- Não coloque as luzes de Natal em superfícies metálicas, como grades ou janelas, sob risco de choque elétrico;
- Desligue o pisca-pisca da tomada antes de manuseá-lo;
- Desligue a iluminação quando for dormir ou quando não houver ninguém em casa;
- Não deixe crianças e nem animais domésticos perto dos enfeites e luzes de Natal;
- Use sempre suportes adequados ou pires para apoiar as velas. Jamais permitam brincadeiras de crianças com esses itens.