Confira o eventos que acontecerão em Brasília para celebrar o centenário desse marco artístico
A Semana de Arte Moderna, realizada entre 13 e 19 de fevereiro de 1922, marcou o início do Arte Moderna no Brasil. O evento reuniu artistas brasileiro e propôs uma renovação artística e cultural. Neste mês de fevereiro a Semana de Arte irá completar seu primeiro centenário e em homenagem serão realizados uma série de eventos e exposições aqui em Brasília.
Durante o mês de fevereiro a Galeria Casa, localizada no Casa Park, irá realizar mostra com obras de artistas de diversas gerações que fizeram parte ou que foram, de alguma forma, influenciados pelo movimento.
Com curadoria de Carlos Silva e obras de 15 artistas de diferentes gerações, a exposição será dividida em cinco eixos: Origem, Desenvolvimento, Brasília Inaugural, Brasília Moderna e Brasília Pós Moderna.
A exposição ficará aberta ao público dos dias 5 a 27 de fevereiro com visitação de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. A entrada é gratuita com classificação indicativa livre.
O Modernismo além de São Paulo e além de 1922
No dia 10 de fevereiro, às 19h, será inaugurado o Espaço Casa com uma palestra sobre o legado da Semana de Arte Moderna de 1922 e seu movimento artístico com a professora de História da Arte Magnólia Costa.
Localizado no Casa Park, o Espaço Casa faz parte de uma ação do Casapark para oferecer ao público opções de lazer, entretenimento e cultura.
O Talk Modernismo além de São Paulo e além de 22, tem classificação indicativa livre e entrada gratuita. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever pelo site shopping.casapark.com.brdevido a limitação de 100 participantes.
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
No dia oito de fevereiro a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro dará início a temporada deste ano com homenagens à Semana de Arte Moderna de 1922 e ao segundo centenário do grito de independência às margens do rio Ipiranga.
Com endereço novo a orquestra voltará a se apresentar presencialmente no Museu Nacional da República, às terças-feiras em substituição ao Cine Brasília. Confira a programação:
8/2 – Concerto de Abertura da Temporada 2022
20:00hs – Metais e Percussão
Programa: Paul Dukas, “Fanfare pour précéder La Péri”; Fernando Morais (“Villalobiana”, “Elegia” e “Itaratã”) e assina os arranjos de “Adiós Nonino” (Piazzolla) e “Bess, you is my woman now” (Gerswhin); Aaron Copland, “Fanfarra para um homem comum”; Egberto Gismonti, “Sete anéis” (arranjo de Fernando Morais); Toquinho e Vinícius, “Tarde em Itapoã” (arranjo de Fernando Morais); J.S.Bach, “Now is our Savior Come” (arranjo de Fernando Morais); Anthony Holborne, “Três Peças”; Músicas Mexicanas, Augustin Lara, “Farolito”, Armando Manzanero, “Somos Novios”, Augustin Lara, “Granada”; Maestro Cláudio Cohen
15/2 – Homenagem a Semana de arte moderna de 1922
Programa: Heitor Villa-Lobos, “Bachianas Brasileiras nº 1” orquestra de violoncelos; “Bachianas Brasileiras nº 5” orquestra de violoncelos, soprano solista Ana Luísa Melo; “Bachianas Brasileiras nº 6 para flauta e fagote” Mechthild Bier (flauta) e Flávio Lopes (fagote); “Bachianas Brasileiras nº 9 Orquestra de Cordas” Maestro Cláudio Cohen
22/2 – Homenagem ao escritor Stefan Zveig
Programa: Gustav Mahler, “Adagietto da Sinfonia nº 5”;W.A.Mozart, “Concerto nº 4 para trompa e orquestra”; solista, Ellyas Lucas; Richard Strauss, “Suíte Opus 4 para sopros”
Maestro Cláudio Cohen
Programação no Canal do Youtube (sextas-feira)
Dia 04/02
Rossini, “La Scala di seta”
Dia 11/02
200 anos independência
Marcos Portugal , “Il Duca di Foix”
João de Deus Castro Lobo, “Abertura em Ré”
Dia 18/02
Carlos Gomes, “Sonata para Cordas”
Ian Deterling, “The Golden Retriever”
Trent Johnson, “The Tie That Binds”
Patrick McCarty, “Sonata”
Solista – Darrin Milling (trombone baixo)
25/02
200 anos independência
José Joaquim de Souza Negrão, “Abertura Estrela do Brasil”
Jose Mauricio Nunes Garcia, “Abertura em Ré”