O órgão atende desde pedidos de concessão de alvarás até demandas de infraestrutura


Para cada região administrativa do Distrito Federal, há uma administração regional. O objetivo é ser um canal entre a população e o governo para garantir a prestação de diferentes serviços, como demandas de infraestrutura e concessão de autorizações.

As solicitações dos moradores podem ser feitas tanto presencialmente, no horário de funcionamento das administrações quanto no formato digital, por meio do programa Administração Regional Digital 24 horas.

“O nosso papel como administração é servir, facilitar a execução das demandas solicitadas pelo morador e, principalmente, compartilhar o que precisa ser feito”, define a administradora do Guará, Luciane Quintana. “Quando recebemos e atendemos as demandas, deixamos a administração mais próxima do morador”, completa.

As 33 administrações regionais contam com uma variada carta de serviços – que pode ser conferida no site oficial de cada uma delas. Na alçada das repartições estão concessão de alvarás e carta de Habite-se; autorização de funcionamento e para realização de eventos; levantamento de topografia; licença relacionada a questões em área pública; informação e aprovação de projeto de arquitetura; emissão de documento de arrecadação para taxa de ocupação de área pública, além de serviços de obras e manutenção nas cidades.

“As portas da administração ficam abertas para a comunidade. A administração fornece o trabalho de Ouvidoria. A pessoa pode vir aqui e fazer sua reclamação ou solicitar algum trabalho de manutenção, de licenciamento, de autorização. Tudo isso é feito no Protocolo”, explica o chefe de gabinete da Administração Regional de Ceilândia, Marcondes Bezerra de Sousa.

A versão digital 24 horas tem como foco os serviços de infraestrutura. Pelo site, é possível solicitar visita ao endereço de acumuladores; execução de serviços de bueiro e boca de lobo; construção, manutenção e reforma em ciclovia ou ciclofaixa em rodovia; verificação de focos do mosquito da dengue; construção e reforma de calçada, meio-fio e rampa; solicitação ou reforma de faixa pedestre; fiscalização em lote vazio; reconstrução e reforma de galeria de águas pluviais; manutenção, ampliação e implantação de iluminação pública; criação de linhas de ônibus; manutenção de estradas e rodovias; limpeza e reparo de parada de ônibus, pista de skate, parquinho e ponto de encontro comunitário (PEC); implantação de sinalização; poda de árvore; roçagem; orientação para instalação de contêiner e conserto de buracos em vias públicas.

Outros serviços

Algumas administrações também contam com unidades de outros órgãos do GDF em suas sedes com o objetivo de facilitar a prestação de serviços. Dependendo da região, é possível encontrar sedes de Na Hora, Procon, Junta Militar, Sala do Empreendedor, Neoenergia, Espaço Mulher Pró-Vítima, DF Legal, Codhab, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Secretaria de Ciência e Tecnologia.

É o caso da Administração Regional de Ceilândia, que conta com Junta Militar, DF Legal e Sala do Empreendedor. O servidor público Rogério Santos Gonçalves, 38 anos, foi até o local para resolver uma questão na sede do DF Legal em relação a multas que recebeu, mesmo após a regularização da casa em que vive. Apesar do incômodo da situação, ele define o atendimento como “rápido, cordial e preciso”.

Já Lurdes Sousa, 53, foi até a administração da cidade em busca da renovação do alvará do centro de convivência de idosos em que ela trabalha como assistente social. “Tínhamos um alvará que venceu. Então, vim ao protocolo para solicitar um novo alvará”, explica.

Feirante na Feira do Guará, Marcelo Penna, 49, foi até a administração da região administrativa para fazer o recadastramento da loja em que vende tiaras e laços. “Já vim outras vezes e sempre sou bem atendido. Vim trazer certidões para o recadastramento e deixar tudo em dia”, define.

Dono de um centro automotivo no SOF Sul, Tonijackson Fernandes, 43, foi regularizar a loja na administração do Guará. “Vim resolver uma questão da cobertura da minha loja, que estava fora do padrão. O atendimento foi muito bom, foi tudo muito rápido. Não tive que ficar esperando”, classifica.

De tempos em tempos, o servidor público José Andrade, 58, vai até a administração do Guará com o objetivo de descartar itens de vidro. “Eu vou levando os vidros que acumulo em casa. Acho ótimo, um serviço público de destaque”, avalia.