A inclusão social por meio do esporte, e da educação, é o fundamento norteador do programa DNA do Brasil


Desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Educação e Esporte (IDECACE), o projeto que tem apoio do Governo Federal, está presente nos estados do Tocantins, Pará, Amazonas e no Distrito Federal. O objetivo do Instituto IDECACE é tornar o DNA do Brasil referência no país nas questões que envolvem sustentabilidade social instrumentando pessoas, empresas e organizações não-governamentais.

“Nosso desafio é muito maior que criar um programa de inclusão social através do esporte. Envolvemos professores, gestores, família e criamos uma cadeia produtiva do esporte profissionalizante. O DNA do Brasil envolve um protocolo completo, e único no mundo, onde são analisados aspectos físico-motores, psicológicos, ambientais e vocacionais de cada um dos membros participantes”, afirma o presidente do IDECACE, Wilson Cardoso.

Ainda segundo o presidente, “o esporte é um instrumento para fazer análises complexas das crianças e dos adolescentes para o desenvolvimento humano, além de ensinar a língua portuguesa, matemática e ciências naturais através da prática esportiva”.

No último dia 22 de março, o programa foi lançado no Tocantins onde atenderá 46.017 mil estudantes matriculados em 230 escolas da rede pública de ensino. A cerimônia contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro e da ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que contribuiu para o projeto chegar ao estado da Região Norte do Brasil.

Agora, o Instituto IDECACE trabalha na expansão do programa no Pará, onde serão assistidos 1.061 alunos; no Amazonas (2 mil alunos) e no Distrito Federal (5.032 alunos). “Pretendemos revolucionar a educação do Brasil com o nosso programa”, pondera Wilson Cardoso.

O programa

O processo de implantação do programa DNA do Brasil começa pela capacitação dos gestores, docentes, colaboradores e demais membros da comunidade educacional em escolas selecionadas. Uma vez implementado, o corpo técnico do Instituto IDECACE passa a assumir a coordenação e mediação dos processos de ensino e aprendizagem, com a disponibilização dos cursos de capacitação e especialização.

“Os professores são a base do programa e eles são devidamente capacitados pela metodologia de ensino que disponibilizamos por meio de plataformas digitais oferecidos, também, para as famílias dos estudantes e gestores da educação. Com isso, o DNA do Brasil se torna o maior programa de métricas de desenvolvimento humano em nosso país”, explica o presidente do IDECACE, Wilson Cardoso.

O programa contribui para a inclusão social, formação de atletas, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, publicação de materiais de apoio para professores e alunos da rede pública de ensino e criação de uma campanha social para envolvimento da população.

O Instituto Idecace tem como missão transformar vidas de crianças e jovens por intermédio do esporte e da educação. Já são 17 anos fazendo a diferença no dia a dia de várias pessoas através de um programa bastante diversificado e abrangente desempenhado com muita dedicação e comprometimento com o social.

Ascom IDECACE