Em cartaz até 15 de março, Feira Livre do Artesanato conta com 67 estandes montados no canteiro central da via, entre as quadras 208 e 408


O Natal passou, mas a empresária Maria de Fátima Moraes, 36 anos, só encontrou o presente perfeito para sua casa às vésperas do fim do ano. Foi em uma visita a Samambaia que a moradora de Taguatinga descobriu a Feira Livre do Artesanato (Exporsam). E foi no estande da artesã Maria Ilda Santos que ela encontrou as almofadas ideais para o sofá da sala.

“Eu cresci frequentando feiras, acho a iniciativa muito importante para valorizar o trabalho de artesãos e comerciantes locais”, comenta Fátima. “Os produtos encontrados aqui são diferenciados, a gente não encontra em lojas convencionais. Encomendei seis almofadas e pretendo voltar na próxima semana para trazer minha irmã”.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), feira pôde ter sua temporada prolongada

A Feira Livre do Artesanato está montada no canteiro central da 1ª Avenida Norte de Samambaia, entre as quadras 208 e 408. Até 15 de março, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o trabalho de 140 expositores que se revezam nos 67 estandes do local. A Exporsam fica aberta de segunda a sábado, das 8h às 18h.

O organizador do projeto, Demontiez Marques, conta que o objetivo da feira é servir de ponte entre o artesão e a comunidade. Ressalta ainda que a Exporsam, pela primeira vez, tem apoio da Secretaria de Economia Criativa (Secec) e recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

A artesã Maria Ilda Santos comemora: “Eu trabalho em casa mesmo; então, é valioso para mim poder expor meus produtos em uma feira, sem custos”
“Esse projeto foi idealizado em 2010 justamente pelo fato de Samambaia não ter uma feira voltada para o artesanato”, explica Demontiez. “O evento era feito mensalmente. Nesta edição, com o financiamento do FAC, conseguimos prolongar o funcionamento da Exporsam por três meses”.

Artesã desde os 9 anos de idade, Maria Ilda Santos comemora a oportunidade de mostrar seu trabalho para o público. “Eu trabalho em casa mesmo; então, é valioso para mim poder expor meus produtos em uma feira, sem custos”, comemora. “Já recebi várias encomendas de almofadas, além de ter vendido toalhinhas e bonecas. O movimento tem surpreendido”.

Serviço:

Feira Livre do Artesanato (Exporsam)

→ Local: canteiro central da 1ª Avenida Norte de Samambaia, entre as quadras 208 e 408.
→ Funcionamento: até 15 de março, das 8h às 18h.