O feriado do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, tem levado diversos setores do comércio do Distrito Federal a buscarem estratégias para minimizar os impactos da crise causada pelo novo coronavírus.

Com o fechamento das lojas físicas, comerciantes depositam a maioria das fichas em vendas on-line e delivery para aproveitarem a data, que é, historicamente, a segunda maior em termos de arrecadação para o setor, perdendo apenas para o Natal. Fecham-se as portas, abrem-se os canais de comunicação. Sites, redes sociais e atendimentos personalizados são alguns dos recursos que surgem como alternativa.
Consumidores e comerciantes estão adequando-se aos meios de vender e de adquirir os produtos. “O que vai prevalecer é a venda on-line.” É o caso de uma marca brasiliense de moda feminina que está no mercado há mais de 30 anos. Com seis pontos físicos no DF, a empresa intensificou o serviço prestado por meio da loja na internet para continuar atendendo aos clientes. “Logo que começou a quarentena, a gente focou no serviço on-line, que já estava implementado, mas de modo ainda lento”, explica Daniella Naegele, fundadora e diretora de estilo da Avanzzo.

Orientações

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o faturamento com delivery triplicou na maioria dos estabelecimentos. Em alguns casos, a arrecadação com a entrega chega a ser quatro vezes maior, desde o início das medidas restritivas. De acordo com a associação, os pedidos devem dobrar neste domingo. Por isso, a orientação é para que restaurantes reforcem o número de funcionários, além de aumentarem a quantidade de motoboys, para que não haja “congestionamento”. A associação também aconselha os clientes a fazerem a encomenda com antecedência. “A expectativa é de que o Dia das Mães aumente muito as vendas nos restaurantes. É uma data muito forte”, pontua Beto Pinheiro, presidente da Abrasel/DF.

Drive-thru em shoppings

Com as restrições para abertura das lojas, shoppings do DF adotaram o drive-thru como alternativa para clientes comprarem os presentes de Dia das Mães. O Pátio Brasil é um dos que disponibilizam o serviço. Clientes encomendam os produtos por WhatsApp e retiram as peças na garagem do centro comercial. As compras são finalizadas diretamente com as lojas, por meio do aplicativo, e a retirada é feita presencialmente. No entanto, os clientes não têm acesso às dependências do shopping. Um dispenser de álcool 70% é disponibilizado, ao lado do balcão de retirada, para que a encomenda seja higienizada. Além disso, medidas como o uso de máscara pelos vendedores são adotadas. O Taguatinga Shopping também aderiu à modalidade para reduzir os impactos do fechamento do comércio no faturamento dos lojistas e possibilitar que clientes possam presentear as mães.