No dia 22 de junho, às 9h, a comunidade de Sobradinho terá oportunidade de conhecer e entender melhor sobre Neurodiversidade e Inclusão
Construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva é um dos desafios enfrentados pelas pessoas neurodivergentes. Umas das estratégias adotadas é a educação, e com o propósito de aproximar pessoas neurodivergentes, que vivem com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia, famílias, profissionais da área de Educação e comunidade médica, a Matsumoto Centro Médico lança o novo projeto “Diálogos Matsumoto”, que consiste em uma série de debates para promover a saúde e o bem estar da comunidade através de educação e conscientização sobre questões de saúde em suas diversas áreas e à responsabilidade social da instituição.
A primeira roda de conversa será realizada no dia 22 de junho (sábado), das 9h às 11h, e terá como pauta a Neurodiversidade e Inclusão, com enfoque em Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia. O debate terá a participação do médico Dr. Hudson Mourão Mesquita, neurologista da Matsumoto e Nythamar de Lima Alves, psicopedagoga, com a mediação da jornalista Lucia Fernandes.
De acordo com a fundadora do Centro Médico, Daniela Matsumoto, observa-se que o desconhecimento e os estigmas em torno da neurodiversidade perpetuam desafios significativos para os neurodivergentes e o diálogo se faz necessário, bem como a disseminação do conhecimento e fontes seguras que abordem de forma correta o tema.
“Nessa primeira edição entendemos ser importante abordarmos os neurodivergentes para incentivar a inclusão, desmistificar preconceitos e fornecer informações baseadas em evidências científicas. Acreditamos que a conscientização sobre as necessidades específicas desse grupo pode promover uma sociedade mais inclusiva e empática.
Ampliando as discussões abertas e informativas podemos ajudar a reduzir estigmas e preconceitos associados à neurodiversidade bem como promover mais aceitação e compreensão além de melhorar a saúde mental e o bem-estar dessas pessoas, garantindo que recebam o suporte necessário para uma vida mais feliz”, explica Daniela Matsumoto.
Neurodiversidade e inclusão
Segundo o consenso médico, a neurodiversidade é a celebração da diversidade neurológica, reconhecendo que as conexões cerebrais singulares de cada indivíduo são normais e merecem respeito, assim como outras formas de diversidade. Abrangendo tanto os neurotípicos, sem alterações neurológicas, quanto os neurodivergentes, que possuem condições como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia.
De acordo com o neurologista da Matsumoto, Dr. Hudson Mourão Mesquita, o papel dos profissionais de saúde no atendimento dos neurordivergentes é dar um diagnóstico preciso, ou seja uma orientação para o paciente e para a familia.
“Além da detecção, o segundo passo é dar um apoio farmacológico, psicoteráico, fonoaudiológico para que as suas forças e as qualidades sejam desenvolvidas. Porque na neurodivergência não é só doença, e também qualidade, e elas precisar ser lapidadas, e suas fraquezas sejam refroçadas, para que ele consiga aproveitar as suas oportunidades e estar seguro frente à ameaças. O que o profissional de saúde ele orienta o seu paciente a ter um desempenho máximo do que ele nasceu para ser”, argumenta o médico.
Parceria entre escola, família e profissionais de saúde
A inclusão de crianças neurodivergentes é um marco importante na construção de uma sociedade mais acolhedora, justa e diversa. Envolve não apenas a entrada na sala de aula, mas uma jornada para a socialização, confiança e integração bem-sucedida no mercado de trabalho. Nesta jornada, a parceria entre escola, família e profissionais de saúde desempenha um papel fundamental. Esses três pilares estão interconectados, promovendo não apenas a aprendizagem, mas também o crescimento pessoal e a inclusão de crianças com neurodiversidades.
Para a psicopedagoga Nythamar de Lima Alves, a Educação é uma grande parceira na inclusão. “O primeiro passo é entender que, somente acolher não é incluir. Conhecer os sinais e sintomas dos transtornos e assim promover estratégias para que os alunos possam se desenvolver de maneira menos dolorosa e sintam-se pertencentes ao meio, já é um bom começo”, esclarece.
Sobre os profissionais
Hudson Mourão Mesquita é neurologista, médico da Matsumoto Centro Médico, professor de Neurologia convidado da UnB e ESCS, neurocientista com área de atuação em Dificuldades de Aprendizado e Comportamento Humano e mestrando em Neuromarketing da Florida Christian University (EUA).
Nythamar de Lima Alves é pedagoga, professora do Instituto Educacional Santo Elias, pedagoga voluntária na Associação Mãos Amigas e pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (ES).
Sobre a Matsumoto Centro Médico
A Matsumoto Centro Médico possui uma trajetória de 16 anos de compromisso com a saúde e a excelência no atendimento médico. Com duas unidades, em Sobradinho e Formosa, é referência no atendimento em mais de 20 especialidades, na região norte do DF. A estrutura de Sobradinho conta com 1.600 m² entre consultórios, salas de exames e procedimentos. A unidade de Formosa inovou na disponibilidade ao mercado de um Hospital Dia para cirurgias de pequeno e médio porte com internações de 12 horas, composto por equipe assistencial e corpo clínico de cirurgiões referenciados.
O compromisso com a excelência no atendimento e o cuidado em oferecer um serviço especializado com foco no paciente e no seu bem-estar tem norteado todas as iniciativas e investimentos realizados pela Matsumoto.
Nosso lema é “Uma vez, uma oportunidade – onde cada encontro é único e especial, assim como a vida que temos o privilégio de tocar e cuidar”.
Responsável Técnico: Dr. Karl Matsumoto – CRM-DF 9218 e CRM-GO 903.
Serviço
Diálogos Matsumoto: Neurodiversidade e inclusão
Horário: 9h às 11h
Local: Matsumoto Centro Médico – Quadra 05 – CL 1 – Loja 1-4 Sobradinho – DF
Inscrições gratuitas: https://abrir.link/jHRue