Depois de 16 anos, o placar se repete em Paris e o Brasil sai mais uma vez com a medalha de prata no futebol feminino


Após suspensão da jogadora Marta por dois jogos por ter chutado a cabeça da adversária espanhola, o técnico Arthur Elias optou por deixar a atleta no banco, colocando-a apenas aos 15 minutos do segundo tempo. O Brasil praticamente repetiu a escalação do jogo contra a Espanha na semifinal, com alteração no meio-campo, que Angelina deu lugar para Duda Sampaio. O gol dos EUA foi aos 20 minutos do segundo tempo, com uma jogada muito parecida com o gol brasileiro anulado por impedimento no começo do primeiro tempo.

O jogo não foi fácil para as norte-americanas, que sofreram pressão do Brasil a partida inteira, mas aproveitaram a chance no contra-ataque. Na prorrogação do segundo tempo, o Brasil ainda tentou, mas a goleira americana defendeu.

E simultaneamente, o vôlei feminino de quadra vence a Turquia e chega ao pódio nas Olimpíadas de Paris. Com a vitória, seleção brasileira sobe no pódio olímpico pela sexta vez na história do vôlei feminino de quadra.

Brasil decidiu a medalha de bronze contra a Turquia no vôlei feminino (Miriam Jeske, COB)

Brasil conquista a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Foto: Miriam Jeske, COB)

A seleção brasileira vence a Turquia no vôlei feminino de quadra por X sets a X e conquista a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris. A disputa aconteceu neste sábado, 10, na Arena Paris Sul 1. Com a vitória, o Brasil conquista a sexta medalha olímpica com o time feminino de vôlei. Para Zé Roberto, técnico da seleção feminina de vôlei que liderou a seleção na conquista do ouro olímpico em 2008 e 2012, a disputa pela medalha de bronze tem muito valor para o time.

“A medalha de bronze para nós vale muito. Vale um ciclo, uma trajetória, uma caminhada de muitos treinos e campeonatos.” –  Zé Roberto, técnico do vôlei feminino de quadra

O técnico reforça que foi dura a não classificação para a final, mas que seguiram firmes e fortes na busca desse bronze. “O jogo contra a Turquia sempre é um jogo difícil. Tem jogadoras importantes, afinal, era um time favorito e muito competente”, diz Zé Roberto.

Mais uma medalha olímpica para a história do vôlei

Para Gabi, ponteira e capitã da seleção feminina de vôlei, a vitória coroou o trabalho em equipe. “Para nós foi muito importante vencer esse jogo, é uma forma de coroar todo o nosso trabalho, tudo o que conquistamos e todo o esforço que tivemos durante esse ciclo”, afirma a atleta.

A levantadora Roberta reforçou a importância da medalha para a seleção que foi prata em Tóquio. “Foi difícil sofrer a derrota contra os Estados Unidos, mas não queríamos sofrer duas derrotas. Foi o nosso último jogo, um jogo importante, e, portanto, coroamos com a medalha olímpica, que é o que a gente veio buscar.”