São três opções de qualificação, todas com certificação do Senac; as inscrições devem ser feitas até quarta-feira (4)


A Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Instituto BRB, está com inscrições abertas para o projeto Mão na Massa, que oferece cursos gratuitos com certificação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Estão disponíveis capacitações em penteados e cortes de cabelos afro, no Senac de São Sebastião; massagem modeladora, no Senac da 903 Sul, e técnicas de barbeira para mulheres, no Senac de Ceilândia.

As inscrições vão até a próxima quarta-feira (4). Para participar, é necessário ter pelo menos 18 anos e estar cursando, no mínimo, o ensino fundamental. As interessadas devem comparecer à unidade do Senac onde o curso será realizado e apresentar os seguintes documentos: cópia da CNH ou RG, comprovante de endereço e histórico escolar ou declaração de escolaridade.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressalta a importância do projeto: “O Mão na Massa é uma iniciativa para acolher mulheres em situação de vulnerabilidade, mas está aberto a todas que desejam se capacitar para empreender. Esses cursos são uma excelente oportunidade para desenvolver novas habilidades e abrir portas para o empreendedorismo.  É uma opção para criar novos caminhos para mulheres que precisam, por exemplo, sair de um ciclo de violência”.

Para garantir uma das vagas limitadas, é necessário preencher o formulário de pré-inscrição disponível neste link. Leila Republicano, presidente do Instituto BRB, reforça a importância dos cursos: “Nosso objetivo com o projeto Mão na Massa é qualificar profissionalmente mulheres e fortalecer suas habilidades socioemocionais, para que alcancem a independência financeira e transformem suas vidas, inspirando pessoas ao seu redor. Assim, queremos construir caminhos para um futuro onde a igualdade de oportunidades seja uma realidade para essas mulheres”.

Empreendedorismo

O Mão na Massa oferece cursos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade e faz parte do projeto Rede Sou + Mulher, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica feminina.

Ao término do treinamento, as alunas do Mão na Massa participarão do Realize, no Espaço Empreende Mais Mulher, em Taguatinga. A proposta do curso, ministrado por pedagogos e psicólogos da SMDF, é desenvolver competências comportamentais para a vida e para o trabalho, com o objetivo de potencializar a autonomia econômica das mulheres.

*Com informações da Secretaria da Mulher