Propostas selecionadas vão complementar as políticas públicas relacionadas ao atendimento social, educacional e de saúde deste grupo populacional
O Conselho dos Direitos do Idoso (CDI), vinculado administrativamente à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), divulgou o resultado final de seleção de projetos para promoção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, financiados pelo Fundo dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (FDI/DF). Ao todo, nove propostas foram selecionadas pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2024.
Os nomes das instituições selecionadas foram divulgados no Edital nº 01, no Diário Oficial do DF (DODF), desta terça-feira (10). Os projetos serão desenvolvidos por um período de até 24 meses, prorrogável por igual período, e devem complementar as políticas públicas no DF relacionadas à temática, auxiliando no atendimento das necessidades das pessoas com mais de 60 anos, promovendo a participação social.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a participação em atividades sociais proporciona à pessoa idosa um ambiente de convivência social, de integração e de cidadania. “A proposta é promover atendimentos e serviços que propiciam bem-estar e qualidade de vida para a pessoa idosa. Esse é mais um resultado da gestão do governo do DF em prol dessa população”, afirma a titular da Sejus.
O investimento previsto no edital será de R$ 2.580.764,30. Entre as ações previstas estão a realização de conversas, atendimento e acolhimento humanizado dos idosos e familiares, atividades laborais, profissionalizantes e culturais, além de iniciativas que promovam a valorização e o respeito ao idoso.
*Com informações da Sejus-DF