Referência no mercado, o curso foi pioneiro na formação de arquitetos em uma instituição privada no Distrito Federal e segue evoluindo para atender às demandas tecnológicas e sustentáveis da profissão
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNICEPLAC celebra 25 anos. Inovador desde sua concepção, foi o primeiro curso da área em uma instituição privada do Distrito Federal, posição que marcou o cenário educacional e abriu portas para profissionais na região. Desde sua fundação, o curso formou centenas de arquitetos e urbanistas, adaptando-se às transformações do mercado.
O professor Iuri Cesário Araújo destaca o papel pioneiro do UNICEPLAC: “O curso consolidou-se como referência acadêmica na área, acumulando marcos significativos, como a conquista de premiações em trabalhos finais de discentes, ampliação da infraestrutura com laboratórios modernos e reconhecimento acadêmico, que o coloca como um dos principais da região”.
Para acompanhar as rápidas transformações da área, o curso incorporou novas tecnologias e questões ambientais em seu currículo, integrando equipamentos e softwares avançados de geoprocessamento, modelagem e representação, além de estudos aprofundados em sustentabilidade e resiliência urbana. O objetivo é formar arquitetos e urbanistas que equilibram inovação com responsabilidade socioambiental. “Buscamos formar profissionais que possam criar soluções alinhadas às necessidades de uma sociedade em transformação, respeitando o meio ambiente e a comunidade”, destaca o professor.
Áreas como eficiência energética, acessibilidade e revitalização urbana estão em plena expansão, e o curso do UNICEPLAC está alinhado com essas tendências, focando na formação de profissionais qualificados para atender à crescente demanda. O currículo contempla não apenas habilidades técnicas, mas também competências como gestão de projetos e pensamento crítico, essenciais para o arquiteto contemporâneo.
O incentivo à prática real também é uma marca do curso, que promove projetos extensionistas em parceria com comunidades locais. “Os alunos aplicam o que aprendem em sala de aula em projetos que impactam diretamente a vida das pessoas, fortalecendo a relação entre teoria e prática. Projetos de arquitetura hospitalar, institucional, eficiência energética, revitalização urbana, mobilidade e acessibilidade desenvolvidos por nossos estudantes já beneficiaram comunidades em diversos contextos, reforçando o compromisso do curso com o desenvolvimento local”, explica Iuri.
A importância do curso para a região vai além da formação acadêmica, sendo também um vetor de transformação social com a participação dos alunos.
Estudante do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo no UNICEPLAC, Mariana dos Reis Cândido destaca a ênfase na integração entre criatividade e conhecimento técnico que as disciplinas oferecem. “Isso permite que o aluno desenvolva não apenas habilidades de design, mas também uma compreensão profunda dos aspectos estruturais e funcionais dos projetos. A formação também valoriza temas como sustentabilidade, urbanismo e acessibilidade, além de incorporar o uso de ferramentas tecnológicas como o Building Information Modeling (BIM) e softwares de modelagem 3D, que são cada vez mais importantes no mercado atual”, compartilha Mariana.
Destaque também para os egressos que já atuam no mercado. Formado em 2023, Hiago Lacerda da Silva tornou-se referência na área. “A força do curso está no corpo docente qualificado, humano e altruísta, que incentiva o crescimento dos alunos tanto no nível profissional quanto pessoal. Hoje, tenho uma carreira sólida, muito por conta da orientação que recebi em sala de aula e das oportunidades oferecidas pela instituição”, afirma o arquiteto.
Nos próximos anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC continuará a investir em parcerias e projetos que fortaleçam sua missão de formação inclusiva e comprometida com o desenvolvimento sustentável. “A perspectiva é de um futuro promissor, com novos projetos que garantam a formação de arquitetos preparados para transformar a realidade urbana, contribuindo para cidades mais resilientes e humanas”, completa o professor Iuri.
Faro Criativo Comunicação