Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Corregedoria da Justiça do Distrito Federal autorizou a presença de parentes e até de fotógrafo nas cerimônias de casamento civil.

 

O órgão alterou uma portaria que dispõe sobre o funcionamento das serventias extrajudiciais da capital durante o período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) em decorrência da covid-19.
Agora, além dos noivos e das testemunhas, poderão estar fisicamente presentes nas cerimônias “os ascendentes e descendentes” até o primeiro grau dos nubentes. A medida também permite o comparecimento de uma pessoa para fazer o registro fotográfico. Entretanto, nenhum pode fazer parte do grupo de risco para o novo coronavírus.
 
 (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Apesar da medida, a transmissão por meio virtual em tempo real das cerimônias não está comprometida. Em qualquer casamento, as regras de segurança previstas nas normas expedidas pela Corregedoria, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelas autoridades públicas de saúde devem ser mantidas.

Pandemia na capital

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contabiliza 23 mortes pela covid-19 nesta quarta-feira (12/8). Com os registros, o número de pessoas que perderam a vida na capital chegou a 1.675. Acrescentando os demais 163 óbitos de moradores de outras unidades da Federação, o número de vítimas fatais sobe para 1.838, conforme levantamento da pasta.