Comprovação estava suspensa devido à pandemia do Covid-19, mas será retomada. Intenção do Iprev é evitar fraude no pagamento de benefício
A comprovação deve ser feita uma vez por ano, no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, sendo necessária apresentação de documento com foto, CPF e comprovante de residência.
No momento, aproximadamente 500 mil segurados vão passar pela primeira etapa do projeto-piloto da proposta. Essa ação, que vai abranger beneficiários de todo o país, será acompanhada pela Dataprev, Secretaria de Governo Digital (SGD) e Ministério da Economia.
Estima-se que nos próximos dias o segurado receba uma notificação de convocação por meio da Central 135, e-mail ou Meu INSS. O INSS vai priorizar aqueles que já deveriam ter feito a prova de vida, sendo assim, é de extrema importância que os mesmos estejam atentos as notificações desses portais.
“O objetivo é coibir fraudes e irregularidades no pagamento de benefícios previdenciários”, informa o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF), Ney Ferraz Júnior.
Atendimento especial será exclusivamente para a categoria citada e que precisam realizar prova de vida.