O aquecimento no micro-ondas pode fazer com que o alimento gere substâncias tóxicas, perca os nutrientes e tenha o sabor alterado
É comum esquentarmos alguns alimentos no micro-ondas. Além do mais, é mais fácil do que aquecer no fogão. Muitas pessoas preparam uma quantidade maior do prato para não precisar cozinhar nas próximas refeições. O que pouca gente sabe é que existem alguns itens que não podem ser esquentados no micro.
Esses alimentos possuem uma forma correta de aquecimento. Em outros casos, devem ser consumidos imediatamente após o preparo. Assim, é possível evitar os riscos de contaminação e doença. Vale salientar que apenas o armazenamento correto dos itens não é suficiente para se manter com saúde. É necessário cuidar do modo de preparo e aquecimento. O micro-ondas funciona com ondas eletromagnéticas. Os alimentos (elementos orgânicos) absorvem a energia concentrada por fricção das moléculas. Confira quais e os riscos que oferecem:
Massas
A massa é usada no típico almoço de domingo das famílias brasileiras. É comum que as pessoas preparem em grandes quantidades guardem o que sobrou na geladeira. Assim, consomem o macarrão na segunda-feira, como almoço. Mas, a massa está na lista dos alimentos ‘proibidos’ no micro-ondas. Acontece que o trigo do macarrão contém uma bactéria chamada Bacillus cereus, que pode gerar intoxicação alimentar. Apenas o micro-ondas não é suficiente para matar o micro-organismo. Para armazenar a massa, é necessário deixá-la esfriar e, depois, guardar na geladeira. O aquecimento deve ser feito no fogão.
Batatas
Neste caso, a bactéria responsável pela intoxicação alimentar é a Clostridium botulinum. Apenas o micro-ondas não mata esse micróbio. Ou seja, é necessário aquecer a batata no fogão ou forno. Muitas receitas ensinam o preparo do alimento no micro-ondas. Conforme já explicado, a prática também pode trazer riscos à saúde humana.
Vegetais ou folhas verdes
Esses tipos de alimentos não causam nenhum tipo de problema na saúde ao serem aquecidos no micro-ondas. Então, não existe um problema em fazer isso. Mas, alguns fatores devem ser levados em consideração. A maioria dos nutrientes das folhas, como espinafre ou couve, se perdem ao serem aquecidos no micro. Além do mais, a textura e o sabor podem ser comprometidos. O recomendado é consumir imediatamente. Para preparar, basta fritar em uma panela, não há necessidade de acrescentar gordura.
Carnes processadas
É um dos alimentos que não devem ser esquentados no micro. Na realidade, a recomendação é que o consumo seja evitado. De toda forma, caso exista a necessidade de aquecê-los, utilize o fogão convencional. Assim, os riscos de desenvolver câncer diminuem.
Ovo
Usar o micro-ondas para aquecer ovo cozido gera muitos problemas. Em primeiro lugar, existe o risco de explosão – que pode ocasionar lesões em quem estiver manipulando o alimento. Além do mais, a explosão pode gerar substâncias nocivas para que consumir o ovo.
Leite materno ou fórmulas infantis
É um dos alimentos que não podem ser aquecidos no micro-ondas. Afinal, o aquecimento não é regular. O bebê pode se lesionar devido ao superaquecimento de alguns pontos. Nesta situação, a preferência deve ser pelo banho maria.
Arroz
O arroz não é um alimento para micro-ondas. As altas temperaturas do micro-ondas tiram os nutrientes do grão. É melhor cozinhar o arroz em água fervente. Na panela temos uma temperatura gradual conforme passa o tempo. No início a água dentro da panela é morna e depois esquenta e ferve. No micro-ondas a temperatura é uniforme desde o início.
Cítricos
Não se deve cozinhar ou aquecer cítricos dentro do micro-ondas. Só conseguirá anular as propriedade da vitamina C.
Pipocas
Parece contraditório dizer isto, mas é verdade. Apesar de existir uma grande variedade de pipocas para micro-ondas, recomendamos não prepará-las neste aparelho. Porque? Os grãos do milho para pipocas de micro-ondas, contêm uma substância denominada PFOA. Este componente atrapalha o sistema endócrino e afeta a produção de hormônios sexuais. A substancia que também dá o sabor de manteiga é prejudicial. Se você quiser pipocas sem riscos, faça em casa que além de mais saudáveis são mais saborosas.
Derreter manteiga ou margarina
As moléculas da manteiga estão cristalizadas e são resistentes à ação dos raios do micro-ondas. Se aplicamos mais tempo de cozimento para conseguir o derretimento, só ficaremos com seu valor proteico pelo calor.
Brócolis
Um estudo demonstrou brócolis cozido no vapor, dentro do micro-ondas perde até 97% de seus antioxidantes. No entanto, se cozinhar brócolis normalmente na água, ele pede 11% dos mesmos antioxidantes. Tire suas conclusões…
Proibido ferver água no micro-ondas
Quando se esquenta ou ferve água no micro-ondas não se formam bolhas. Em um processo normal, as bolhas de água se formam na água fervente. Com a exposição permanente do calor do micro-ondas, ao mexer com a água ou colocar qualquer ingrediente (açúcar ou café), o calor se libera rapidamente provocando uma erupção fora do recipiente.