Confira os dias e horários das atividades, que ocorrem no formato presencial e online
Nesta quinta-feira, dia 9 de maio, às 10h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) realizará uma oficina online gratuita dedicada às mães e a todos os interessados na criação de arranjos florais utilizando garrafas PET e TNT. A instrutora Maria Costa conduzirá a oficina, oferecendo uma técnica simples e criativa para celebrar o Dia das Mães com presente feito de maneira sustentável e única. A atividade será exibida no canal oficial da BDB no YouTube @bdbcultural.
Exposição fotográfica: “A ressocialização através do trabalho”
Até o dia 17 de maio, das 8h às 18h, a BDB sediará a exposição fotográfica que aborda o tema do trabalho no âmbito do sistema prisional, demonstrando algumas das etapas de trabalho e os produtos feitos pelos internos. Esta exposição mostra as atividades de ressocialização pelo trabalho com o projeto Reintegro, que tem parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, do Governo Federal, e destaca histórias poderosas e imagens cativantes do outro lado do sistema. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
Cine BDB: exibição do documentário “Da Porta Pra Fora”
Já na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, às 12h30, o Cine BDB apresentará o documentário “Da Porta Pra Fora”, dirigido por Thiago Foresti. Com duração de 84 minutos, o filme mergulha na realidade de três entregadores de aplicativos durante a pandemia global de Covid, explorando suas vidas e desafios diários. A entrada é gratuita e a exibição ocorrerá no Auditório da Biblioteca Demonstrativa, localizada na EQS 506/507 – Asa Sul.
Exposição física de livros sobre mães
Entre os dias 13 e 17 de maio, a Biblioteca vai destacar, em exposição física local, livros do seu acervo que abordam temáticas sobre as pessoas que exercem o importante papel de mães, em seus diversos aspectos. A curadora da exposição e de dinamização do acervo da BDB Cultural, a bibliotecária Cleide Soares, lembra que “as mães, na maioria das pesquisas sobre leitura, aparecem como as primeiras referências dos filhos quanto ao despertar do gosto pela leitura e, por isso, a exposição vai dedicar a elas, em especial, os livros selecionados entre literatura, psicologia, saúde, gravidez, mães atípicas e toda a diversidade que envolve a maternidade”.
Todas as atividades culturais da Biblioteca Demonstrativa são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e tomadas, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades. Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário.
Para mais informações sobre estas atividades e outras iniciativas da Biblioteca Demonstrativa, entre em contato pelo WhatsApp (61) 99513-2426 ou pelo e-mail bdb@institutoincluir.com.br. A BDB funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda.
Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.