Mostra, workshops e oficinas fazem parte da programação do BIFF, que é de graça


O BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília (Brasília International Film Festival) celebra 10 anos de existência e sua oitava edição, a partir de sexta-feira (23), no Distrito Federal. O evento, que vai até o dia 30 de setembro , reúne, além da mostra de filmes, oficinas, debates, workshops e fóruns, em formato presencial e on-line, de graça.

A programação acontece, simultaneamente, em várias regiões do DF, como o Cine Brasília, no Sesc da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e o Sesc de Ceilândia, além do Complexo Cultural de Planaltina. A abertura, é na sexta (23), às 19h, no Cine Brasília, com a pré-estreia mundial do filme “Carmen”, da diretora Valerie Buhagiar, que vai estar na sessão.

A oitava edição do BIFF homenageia a diretora belgo-francesa e uma das principais referências da Nouvelle Vague, Agnès Varda, falecida em 2019. Segundo a diretora-geral do festival, Anna Karina de Carvalho, a homenageada “ainda é de vanguarda, e a seleção de seus filmes que serão exibidos durante o BIFF 2022 vão mostrar a potência e sensibilidade da cineasta”.

Anna Karina diz também que ficou surpresa com número de filmes submetidos ao festival, principalmente, levando em conta a pandemia de Covid-19.

 

“Foram inscritos nas plataformas mais de 3 mil filmes em vários formatos, onde a comissão de seleção assistiu a mais de 800 longas que cumpriram os critérios curatoriais das inscrições, mostrando que o mundo, mesmo diante de uma situação atípica, conseguiu produzir essa quantidade de filmes”, diz Anna Karina

 

BIFF 2022

Na mostra Competitiva Internacional, o festival, este ano, reúne 10 dez filmes da América, Ásia e Europa. Já o BIFF JR é a mostra competitiva infanto-juvenil, com uma programação internacional voltada para o público jovem.

Outro destaque, de acordo com os organizadores, é a Mosaico Brasil – O Novo Cinema Brasileiro. Segundo o crítico e curador do festival, Miguel Barbieri, esta é a primeira vez o BIFF aposta “na vitrine e janela de produções nacionais que dialogam com novas tendências, conteúdos e olhares”.

Também estão na programação do festival o Cinema Latino-Americano, uma seleção com mulheres cineastas latinas, o Panorama África, que traz novas produções do continente e o Arco Íris Sueco, com curtas LGBTQIA+.

Para o público que gosta de vídeos curtos, pela primeira vez, o Biff terá oficinas de capacitação para criar conteúdos audiovisuais na plataforma de entretenimento e rede social que mais cresce no mundo, o Tik Tok. É o workshop presencial Academia de TikTokers.

Serviço

BIFF: Festival Internacional de Cinema de Brasília
Quando: de 23 a 30 de setembro
Locais: Cine Brasília, Sesc da 504 Sul, Sesc de Taguatinga, Sesc de Ceilândia, Sesc do Gama e Complexo Cultural de Planaltina
De graça