No dia do escritor, 25 de julho, a Editora Escreva promove treinamento gratuito que vai ensinar pessoas a escreverem o seu primeiro livro


Muitas pessoas sonham escrever um livro, mas muitas delas não sabem por onde começar. No dia 25 de julho, de 19h às 22h, a Editora Escreva promoverá a oficina cultural “Escreva a sua história: o caminho para escrever o seu primeiro livro”, que acontece no SESC Ceilândia.

De acordo com a fundadora da Escreva e coordenadora do Programa de Formação de Novos Autores, Hulda Rode, o projeto cultural tem o objetivo de formar novos autores e contribuir para o desenvolvimento de obras literárias.

Para quem não está familiarizado com o universo editorial, escrever um livro está até na lista de objetivos, mas muitos sonhos não se concretizam porque as pessoas não sabem por onde começar.

Atenta a essa demanda de mercado, desde a sua fundação em 2020, a Escreva é uma editora especializada na formação de novos autores e hoje desenvolve um trabalho no Brasil que é de ensinar as pessoas a escreverem o primeiro livro, por meio do Programa de Formação de Novos Autores.

Hulda Rode desenvolveu uma metodologia de ensino de técnicas para ajudar as pessoas a escreverem o primeiro livro, independentemente do grau de instrução acadêmica.

“Nossa intenção com o Programa de Formação de Novos Autores é aumentar o ingresso de novos autores no mercado editorial brasileiro; capacitar pessoas para que possam desenvolver o seu primeiro livro; e buscar conscientização a respeito da valorização da história de vida, da família ou do próprio negócio”, explica.

Durante a oficina será ensinado: as técnicas para escrever um livro em 90 dias; como construir uma carreira de escritor e como desenvolver uma fonte de renda por meio de projetos literários.

 Serviço

Oficina Cultural “Escreva a sua história: o caminho para escrever o seu primeiro livro”

Data: 25 de julho de 2024

Horário: 19h às 22h

Local: Sesc Ceilândia – QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte

Vagas: 80

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/DFHCsFDbd3Kw89H37

Informações: (61) 98310-730; 2193-1280  ou contato@escrevalivros.com.br

Escrever é legal

De acordo com Hulda Rode, as principais dificuldades que as pessoas enfrentam na hora de escrever um livro aparecem muito antes de começarem a escrever. “Ao longo destes quatro anos, mentorando pessoas, percebo que há uma ansiedade em querer um projeto concluído logo e também a tendência de criar comparações aos grandes escritores. O novo autor precisa compreender o estágio em que ele se encontra, ele precisa também se planejar e participar de toda a jornada de produção do livro.

Um bom livro, nunca é sobre técnica, é sobre a forma como a história é contada e isso é individual, pois é uma jornada de autoconhecimento e de preparo. A proposta que a Editora Escreva traz para o Brasil é de possibilitar que qualquer pessoa possa escrever um livro a partir do zero, mesmo não tendo muita experiência, ou até mesmo nenhuma, no ramo.

“Os principais resultados podemos acompanhar pelas obras lançadas em nossa casa editorial, elas foram escritas por pacientes, pessoas idosas e profissionais que têm uma rotina de trabalho intensa. Eles conseguiram realizar o grande sonho de ter a sua obra publicada. O grande segredo é a disposição para escrever.”, comenta Hulda Rode.

Como surgiu o projeto?

A Escreva é resultado de um sonho. Desde à infância Hulda Rode gostava de escrever e na fase adulta, quando buscava um direcionamento para a sua vida, em 2017, percebeu que o propósito da sua existência era escrever, e foi aí que se tornou autodidata no mercado editorial.

Começou estudando sobre como escrever, publicar e comercializar livros, mas assim como todo iniciante, enfrentou as barreiras no tocante à informação. Ao longo dos anos, este foi um trabalho que ela desenvolveu de conhecer e hoje ajuda as pessoas a ingressar no mercado editorial. Além de comandar as operações da Escreva, Hulda Rode também escreve.

Seus livros falam sobre biografias de pacientes, solidão, obesidade e se prepara para lançar mais dois livros em 2024, sobre esperança e saudade, e um guia prático de como escrever biografias.

“O que me move a coordenar as atividades na Escreva é ensinar e desenvolver novos talentos, ao longo dos anos foram realizadas 17 turmas da oficina cultural e mais de 1.041 novos autores formados. Além disso, a Escreva tem uma missão muito grande que é a nossa área de responsabilidade social.

Hoje grande parte da nossa estante de autores é composta de mulheres, pessoas negras, pessoas idosas e pessoas com doenças raras, e isto faz com que possamos gerar impacto social por meio dos livros que nós publicamos. Essa diversidade é muito rica para o nosso Brasil”, explica.

Sobre a Escreva

Associada às principais entidades do livro e aos programas de aceleração de startups do Brasil e da América Latina, a Escreva foi fundada em 2020 por Hulda Rode. Hoje, atuando em Brasília e São Paulo, a marca é a casa do escritor brasileiro e dá acesso ao mercado editorial para que as pessoas possam eternizar suas histórias, descobrir novos mercados e desenvolver novos negócios por meio de projetos literários.

É um hub que conecta pessoas que escreverão o primeiro livro por meio de uma jornada de desenvolvimento e acompanhamento, dentro de um espaço que promove o conhecimento e o acolhimento às pessoas que sonham em escrever um livro, mas que não sabem por onde começar.

Os principais títulos publicados pela casa editorial encontram-se nas seguintes áreas: Biografias (reúne histórias de marcas, pessoas e famílias), Profissional (obras nas áreas de saúde, liderança, gestão, economia, tecnologia, startups, inovação, comunicação, negócios e literatura), e Comunidade (direcionado para obras que geram impacto social).

Nossos contatos

Hulda Rode +55 61 98310-7306 / 2193-1280

imprensa@escrevalivros.com.br

www.escrevalivros.com.br