De acordo com Detran, documento fica pronto em até dois dias úteis
A emissão da credencial de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) pode ser feita de forma virtual no Distrito Federal. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o documento fica pronto em até dois dias úteis.
Para fazer a credencial, o interessado precisa ter a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) — documento emitido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD-DF) para facilitar a identificação.
A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pelo Portal de Serviços do Detran-DF. O pedido será analisado e, caso aprovado, basta imprimir o documento em folha de papel A4. Quem não possui a Ciptea, tem que fazer o requerimento nas unidades de protocolo com os seguintes documentos:
-
- Requerimento preenchido pela pessoa autista ou pelo responsável ou procurador legal;
- Documento de identificação com foto do beneficiário e do responsável ou procurador legal;
- Relatório de avaliação da pessoa autista preenchido e assinado por médico especialista em psiquiatria ou neurologia.
O prazo para análise é de até 10 dias.Segundo o governo do Distrito Federal, este ano já foram emitidas 1.428 credenciais, sendo 635 no modelo digital. A credencial é válida em todo o DF e deve estar visível no painel do carro para utilizar as vagas destinadas às pessoas com deficiência. Estacionar nessas vagas sem o uso da credencial, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo.