No DF, estudantes de Pedagogia do UNICEPLAC oferecem aulas gratuitas de alfabetização e letramento para jovens e adultos


Criado em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Alfabetização, celebrado neste domingo, 8 de setembro, tem como objetivo destacar a importância do letramento para todos. A alfabetização é um direito humano garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). No entanto, o acesso a um ensino básico de qualidade ainda é um desafio para muitas pessoas, que enfrentam dificuldades para se alfabetizar ou continuar os estudos devido a desigualdades sociais, preconceitos, disparidades de gênero e tabus culturais.

No Brasil, dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados este ano, revelam que 7% dos brasileiros acima de 15 anos não sabem ler e escrever um bilhete simples. Isso corresponde a 11,4 milhões de pessoas. No Censo de 2010, a taxa de analfabetismo era de 9,6%.

A alfabetização é a base para todas as outras formas de aprendizado. Ela abre portas para o conhecimento, desenvolve o pensamento crítico e possibilita a participação plena na sociedade. Aprender a ler e escrever não é apenas uma habilidade técnica, mas o primeiro passo para a liberdade intelectual e o crescimento pessoal. Sem alfabetização, as oportunidades ficam limitadas. Com ela, o mundo se expande”, destaca a pedagoga Luciana Bonifácio, professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário UNICEPLAC.

Na instituição, ela coordena o projeto de extensão “Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos”. Desde 2022, quando foi criado, o projeto já atendeu mais de 20 pessoas. As aulas acontecem às terças-feiras, sempre às 17h, na Brinquedoteca, Bloco B, do Centro Universitário UNICEPLAC.

Durante as aulas, os alunos participam de atividades pedagógicas lúdicas e dinâmicas, focadas em alfabetização e letramento, para desenvolver habilidades de leitura, escrita e matemática, promovendo assim a capacitação e a autonomia. Neste semestre, oito alunos do curso de Pedagogia participam do projeto.

“Com este trabalho, buscamos apoiar a formação profissional dos nossos estudantes e, ao mesmo tempo, fomentar e valorizar ações de inclusão e promoção do bem-estar social. Contribuir para a educação daqueles que não estudaram na idade escolar adequada, atendendo à demanda de jovens e adultos analfabetos, é fundamental para o nosso papel como educadores“, ressalta a professora Luciana.

Estudante do curso de Pedagogia, Endy Sanchainy destaca a importância da iniciativa e a educação como ferramenta transformadora. “Participar do projeto é uma lição de vida. Aprendemos muito com as vivências que esses adultos trazem, mas, acima de tudo, é inspirador ver a motivação com que eles chegam para estudar. Muitos vêm com o intuito de ler textos bíblicos para os netos. Ao final do semestre, quando saem lendo frases simples e interpretando, é uma sensação única de dever cumprido. Esses momentos vou levar por toda a minha carreira. O EJA transformou minha visão como educadora, e vou dedicar parte da minha vida a esse público“, compartilha a estudante.

O projeto está com 20 vagas disponíveis neste segundo semestre de 2024. Para participar, os interessados devem comparecer à sede do UNICEPLAC, localizada no Gama, e ir até a Brinquedoteca, Bloco B, todas as terças-feiras, a partir das 17h.

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