Uma multidão se espalhou pelo gramado da Esplanada durante o desfile, sem conseguir acessar as arquibancadas já lotadas
Milhares de pessoas marcaram presença na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (7/9). Sob os olhares e aplausos, tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar desfilaram nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
O desfile ocorreu após um hiato de dois anos devido à pandemia de Covid-19. Perto das 9h, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), chegou no rolls-royce, carro oficial da presidência. Depois disso, quebrando o protocolo, Bolsonaro caminhou pela pista enquanto acenava para seus apoiadores que marcaram presença no desfile.
Para o evento, paraquedistas do Exército desceram na Esplanada trazendo uma bandeira do Brasil. Além disso, como de praxe, os aviões da Esquadrilha da Fumaça cortaram o céu da Esplanada e deixaram um rastro de fumaça nas cores verde, azul e amarelo.
Houve ainda a presença de 27 tratores, cada um representando um estado brasileiro e o Distrito Federal. Organizadores do evento esperavam que cerca de 280 mil pessoas passassem pelo local.