Substitua ingredientes e deixe a ceia mais nutritiva e saborosa


As festas de fim de ano existem para coroar o ano em beleza: nos reunimos em família, trocamos lindos presentes e comemos coisas deliciosas… tudo bem… mas para evitar começar o ano seguinte com 5 kilos a mais, podemos escolher alimentos, tão gostosos quanto porém mais leves e sobremesas menos calóricas que as tradicionais.

Caprichando na entrada

Entradas refrescantes são uma boa pedida, vale investir em barquinhas feitas com pão de forma integral e recheios magros, como patê gelado de atum com iogurte e cebolinha, frango com requeijão ou guacamole.

Aposte também nas minisaladas com folhas, azeitona, palmito, castanhas picadas e croutons feitos com biscoito integral salgado quebrado ou pão de forma integral torrado, cortado em quadradinhos. Ricas em fibras, essas opções de entrada ajudam a saciar a fome enquanto o prato principal fica pronto.

mini salada
Os assados são a atração principal da festa. Clássicas do final de ano, aves como peru e chester são ótimas opções, por serem ricas em proteína e com pouca gordura. Para não exceder nas calorias (e na quantidade de gordura), uma dica é não consumir a pele.

O lombo suíno, acompanhado de um molho caseiro de maracujá ou damasco, também é uma sugestão nutritiva para o prato principal da ceia. Outra alternativa é o bacalhau assado com batatas, pimentões e azeitonas.

Se você quer reduzir um pouco as calorias, um bom reflexo consiste em optar pelo peixe no lugar do pernil, leitoa, peru muito incrementado ou outros pratos mais calóricos. Um bom salmão grelhado, ou uma lagosta, ou outras opções de peixes saborosos podem satisfazer perfeitamente aos paladares mais exigentes. Além disto, com os peixes ricos em ômega 3, você vai terminar o ano beneficiando suas artérias e sua saúde…

Receita de Filé de Linguado com molho de uva - 88568 | CyberCook

É nos molhos que escondem a maior parte das calorias ingeridas. De fato, a maior parte contem muita manteiga e creme de leite. Para não abusar, o melhor é partir para especiarias e ervas aromáticas. Pense também em engrossar seus molhos com um purê de batatas leve, sem manteiga.

Que tal um filé de linguado com legumes ao molho de ervas finas?

Para acompanhar

Os acompanhamentos para o prato principal também são adaptáveis. A farofa, por exemplo, pode ser feita sem bacon. Uma parte da farinha pode ser substituída por aveia em flocos. Acrescentar vegetais como cenoura ralada ou alho-poró deixam a farofa mais nutritiva e rica em fibras.

Farofa

Para a maionese, a dica é não exagerar na quantidade de batata e acrescentar mais vegetais, como vagem e cenoura. Por fim, sempre vale servir uma salada colorida, arroz branco ou algumas batatas assadas com alecrim e azeite.

 

Noite mais doce

É possível economizar algumas calorias nas sobremesas trocando alguns ingredientes. O pudim pode ser preparado com leite condensado light e leite semidesnatado, em vez das versões tradicional e integral.

Pudim

O mousse feito com a fruta e iogurte semidesnatado dispensa o creme de leite. Já o pavê pode ser à base de biscoitos integrais, leite desnatado, iogurte no lugar de creme de leite, além de frutas frescas da estação, em vez das industrializadas em calda. O pudim pode ser preparado com leite condensado light e leite semidesnatado, em vez das versões tradicional e integral. Por fim, aproveite a disponibilidade das frutas e coloque-as à disposição na mesa de sobremesa.

Para beber, substitua o refrigerante por drinks refrescantes, como água com gás misturada com limão ou maçã-verde, suco natural ou água de coco batida com frutas vermelhas. Modere na ingestão de bebida alcoólica: uma taça de vinho ou espumante para brindar é o suficiente para selar a noite!