Operários trabalham na escavação e concretagem das últimas paredes da passagem subterrânea e nas lajes


Aguardada por mais de 137 mil motoristas que trafegam pela região, a obra do túnel de Taguatinga atingiu 53% de execução. Atualmente, está em andamento a escavação e concretagem das últimas paredes do túnel, além da concretagem das lajes, uma etapa longa e que vai durar mais 100 dias.

Das 1.064 lamelas que formam a parede do túnel, 987 estão concluídas. E, das 28 lajes previstas para serem concretadas, dez foram executadas. Ainda sobre a concretagem, dos 98.682 m3 previstos, 23.275,60m3 estão feitos, o que representa 24% do total.

Já a etapa de escavação alcançou 17% do total de 596.055,48 m3. O aço aplicado na estrutura está 34% executado, dentro dos 7.923.131,98 kg previstos.

R$ 87 milhões já foram investidos nas obras do túnel

Assim que essa etapa for concluída, os operários vão concentrar os esforços na escavação dos trechos em que as lajes já estão concluídas. É quando o túnel ganha realmente a cara de túnel. Esse trabalho está previsto para ser iniciado este mês. Quando a escavação estiver concluída, começam a terraplanagem, a compactação e a concretagem do fundo.

Até o momento, o Governo do Distrito Federal já investiu R$ 87 milhões na obra, de um total de R$ 275,7 milhões. O montante representa 38,81% da execução financeira do contrato. A previsão é que o túnel de Taguatinga, uma das maiores obras viárias do país, crie cerca de 2 mil empregos até a sua conclusão.

 

Na manhã desta quinta-feira (4), o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, acompanhou de perto a obra ao lado dos secretários de Obras, Luciano Carvalho, e de Governo, José Humberto Pires, além do administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.

Paco Britto destacou a grande obra de mobilidade que vai transformar a cidade de Taguatinga e regiões próximas no chamado Corredor Eixo Oeste, uma grande faixa de 38,7 km que vai ligar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

“Essa obra é uma das etapas mais importantes do Corredor Eixo Oeste”, afirmou Paco.

“Já o boulevard que será construído aqui em cima será um centro de convivência para as pessoas, valorizando ainda mais os imóveis e a região. O túnel pronto será um shopping a céu aberto”. O local vai ganhar quiosques, pista de skate, parque infantil e outros equipamentos de convivência e lazer.

Com 38,7 km de extensão, o Corredor Eixo Oeste – do qual o túnel de Taguatinga faz parte – terá o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), que leva ao terminal da Asa Sul.

“Rompemos a barreira da primeira metade da obra e nosso planejamento segue firme para o primeiro semestre de 2022”, disse o secretário de Obras. “O túnel é uma etapa importante do Corredor Eixo Oeste. Ele fica no centro de Taguatinga, um centro pujante e de muito movimento, de comércio nobre, um local de entroncamento muito importante”, destaca Luciano Carvalho.

O administrador de Taguatinga, por sua vez, prevê um crescimento e valorização da região ainda maior: “Assim que for concluída a obra e toda a parte de cima estiver revitalizada, além do aquecimento do mercado imobiliário, teremos um centro de atração turística com tudo o que será feito aqui. Será um ganho enorme para nossa cidade, a capital econômica do DF”.