Medida foi divulgada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do DF nesta sexta-feira (30/7)


Após o retorno do Planetário de Brasília, em 8 de maio último, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF publicou, nesta sexta-feira (30/7) no Diário Oficial do DF uma portaria que regulamenta o funcionamento do local. Entre as novidades está a definição de um horário específico por dia para idosos e pessoas em grupos de risco, caso haja demanda.

Apesar de haver um horário exclusivo para grupos de risco, as pessoas que fazem parte desta parcela da população podem usufruir normalmente de outros horários, caso queiram. “Será opcional ao indivíduo de grupo de risco fazer uso e seu direito ao horário exclusivo”, diz a publicação.

A retomada de atividades no Planetário foi autorizada mediante uma série de cuidados a serem tomados devido à pandemia de Covid-19, que ainda está em curso. Fica proibida a entrada de servidores, terceirizados e visitantes dos salões expositivos ou de qualquer outra área do local cuja temperatura, obrigatoriamente aferida na entrada, seja superior a 37.8°C.

 

 

Em caso de recusa da medição da temperatura, o servidor é orientado a fazer um registro no Livro de Ocorrência da entidade e a comunicar as autoridades sanitárias, além de acionar a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em caso de necessidade.

As poltronas da cúpula, reaberta desde o início de julho, serão higienizadas com álcool 70% após cada uma das sessões e serão isoladas umas das outras com fita zebrada, de forma que mantenham o distanciamento exigido pelas normas sanitárias.

O planetário estará aberto de segunda a sábado, inclusive feriados, das 9h às 19h.