Que tal fugir um pouco da tradição do branco e apostar em outras cores para celebrar a virada do ano?
Você sabia que usar branco no Réveillon é coisa de brasileiro? Na maioria dos outros países, a preocupação sobre qual cor usar na vida de ano simplesmente não existe. Ao que tudo indica, essa tradição começou nos anos 1970, motivada pelos costumes das religiões de matriz africana. Assim como pular as sete ondinhas e oferecer presentes à Iemanjá, usar branco no ano novo está relacionado a crenças religiosas.
A prática se tornou tão popular e intrinsecamente fundida à cultura do Brasil que foi perdendo seu significado espiritual. Há quem ainda vista branco no dia 31 de dezembro para seguir as normas religiosas, mas muita gente nem sequer sabe dessa conexão.
Considerando a simbologia da cor branca, relacionada à paz e à pureza, é por isso que as pessoas costumam usá-la no último dia do ano. Também foram atribuídos outros significados, como o de prosperidade e harmonia.
Apesar da inegável importância cultural, isso é uma superstição e não há garantias de que o próximo ano será harmonioso e próspero só porque você usou roupas brancas no Réveillon. Quer inovar o visual e usar outras cores na virada do ano? Então confira as dicas a seguir!
Cores clássicas para o Ano Novo
Veja o significado das cores e inspire-se para montar seu look de Ano Novo:
Amarelo
Amarelo é a cor da alegria, do entusiasmo e do otimismo. Devido a sua conexão com o sol, também é associado a força energética. Da mesma forma, há quem acredite que usar roupas íntimas amarelas no Ano Novo atrai dinheiro – mesmo que a roupa de cima seja de outra cor.
Azul
Se você quer que 2025 seja tranquilo e sem grandes turbulências, pode apostar suas fichas no azul, uma cor relacionada à serenidade e à proteção. A simbologia também aponta para confiança e estabilidade.
Verde
Todos conhecem o verde como a cor da esperança, mas também tem ligação com a renovação, florescimento e, é claro, com a natureza.
Vermelho
Paixão, força, ímpeto e estímulo à ação – aquele sentimento de “colocar a mão na massa” – têm tudo a ver com o vermelho.
Roxo
O roxo é uma cor nobre. No passado, reis e rainhas eram os únicos que podiam usar essa cor. Também tem relação com a imaginação e a magia.
Rosa
As diferentes variações de cor-de-rosa simbolizam delicadeza, feminilidade, cuidado, amor verdadeiro e maternidade.
Cores metálicas
Já que as festas de Ano Novo têm aquele clima de balada, com muita música alta, champanhe, fogos de artifício e término só quando o sol começa a nascer, é de se esperar que as roupas metalizadas fiquem em evidência nessa época. É claro que as cores citadas anteriormente podem receber um acabamento metálico, mas existem algumas que são particularmente populares.
Prateado
As roupas na cor prata sempre fizeram parte das noites em cidades grandes, mas seu momento moderno triunfal aconteceu recentemente, mais precisamente em meados de 2022, quando Beyoncé lançou seu álbum Renaissance.
As músicas do gênero house e a estética com influências disco fez com que a cantora subisse aos palcos usando inúmeros looks metálicos feitos sob medida para ela. Os fãs seguiram a tendência e lotaram estádios ao redor do mundo com chapéus de cowboy e calças metalizadas – tudo prateado, é claro.
Dourado
Visuais dourados nunca saíram de moda. O momento que marcou sua popularização foi, muito provavelmente, nos anos 1970. Cher foi uma das grandes estrelas da época que sempre aparecia publicamente usando esse tipo de look. Existem algumas variações diferentes de dourado que valem a pena experimentar, como o tom amarelo clássico, o ouro envelhecido e o rose gold.
Furta-cor
O furta-cor (ou iridescência) é uma espécie de ilusão óptica que vai mudando de cor a depender da luz e do ângulo. Por mais que seja muito parecido com o prateado, é comum vislumbrar outros tons em peças furta-cor, como azul, rosa, roxo e laranja.
Essa movimentação dá a impressão de que as cores estão constantemente se movimentando, o que deixa o visual ainda mais interessante.
Cores tendências em 2025
Anualmente, os veículos especializados em moda lançam suas apostas sobre quais cores devem fazer sucesso no ano seguinte. Essa projeção é baseada nas coleções e desfiles de primavera/verão e outono/inverno das maiores grifes da indústria.
Se você quer ficar por dentro das trends e incorporá-las ao seu look de Ano Novo, veja a seguir: as cores que devem ficar em alta em 2025, segundo a edição norte-americana da revista L’Officiel.
Verde menta
O verde menta em tons pastéis apareceu nas passarelas de Collina Strada e Versace. É uma cor suave e delicada, ideal para as temporadas mais quentes.
Vermelho vibrante
Se o cherry red foi uma das cores mais populares de 2024, os tons vibrantes de vermelho devem aparecer bastante em 2025.
Off-White, Ferragamo e Carolina Herrera exibiram looks vermelhos cheios de intensidade e ousadia nas semanas de moda de primavera/verão desse ano.
Amarelo manteiga
Um amarelo de tom bem leve, semelhante ao de manteiga, marcou presença nos fashion shows da Luar, Toteme, Simkhai e Monse. A cor gentil e calorosa, transmitindo otimismo e boas vibrações, é uma boa pedida para a virada de ano.
Baby pink
Seguindo a tendência coquette, que dominou as redes sociais no último ano, o baby pink, uma versão clarinha do cor-de-rosa, foi exibido pela Dolce & Gabbana, Simone Rocha e Bottega Veneta em desfiles recentes.
No lugar do tradicional vestido, a sugestão da vez é usar um conjunto feminino em baby pink para arrasar nas festas de Réveillon e garantir looks elegantes e práticos.