Brasília é lar de muitos artistas, várias composições e muita música sobre a cidade


Acompanhando as comemorações do aniversário da cidade, destacamos a GPS|Lifetime, que optou por citar 7 (6 + 1) músicas que fazem referência à capital do País – mas já pode ir se acalmando, não citaremos nenhuma já batida do Legião Urbana ou Aborto Elétrico, que são duas das bandas que mais fazem referências.

Aumente o som e curta essa canção! 

Te amo Brasília, de Alceu Valença

Até o autor de La Belle de Jour e Anunciação produziu uma música sobre a capital federal. A letra é uma metáfora que ora é dama, ora é cidade – a qual o compositor se apega, e teme que seu amor seja mentira.

Para Longe do Paranoá, de Oswaldo Montenegro

Essa aqui fala principalmente do sonho de um músico, que tenta ganhar a vida longe da capital, e critica o comportamento “político” dos que cá nascem – uma busca pela vida mais leve, à beira mar.

Brasília, Plebe Rude

Prometemos que não teria Legião Urbana e Aborto Elétrico, e não que não citaríamos Plebe Rude, ok? Nessa música, conhecemos a visão dual de Brasília: a desigualdade social escondida nas regiões administrativas e longe do Plano Piloto, e a proposta de inovação e esperança sob a qual a capital do País foi erguida.

O Planalto Deserto, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Poema cantado em Música Popular Brasileira (MPB), por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que também se alterna com sinfonia. “Tratava-se agora de construir: e construir um ritmo novo. Para tanto, era necessário convocar todas as forças vivas da Nação, todos os homens que, com vontade de trabalhar e confiança no futuro, pudessem erguer, num tempo novo”

Rojão de Brasília, de Jackson do Pandeiro

Diferentemente da música de Oswaldo Montenegro, essa relata principalmente as conexões da capital do País às demais unidades federativas, além do belo céu. E mais: faz um convite para se mudar para cá.

“(…) A gente vê em brasília

Estradas que não tem fim

Pergunta para o candango

E ele responde assim:

Aquela vai pra São Paulo

Rio Grande e Paraná

A outra pra Pernambuco

E essa vai pro Pará

Vai cortando a mata virgem

Que nem o Sol penetrou

Ligando de Norte a Sul

Nosso Brasil, nosso amor

O planalto é tão lindo

Que a gente tem a impressão

Que tem ali bem pertinho

O céu encosta no chão (…)”

Céu de Brasília, de Flávio Venturini

Claro que não podia faltar música sobre o céu da cidade, né? Essa aqui fala justamente sobre isso, principalmente da primeira visão que quem muda para cá tem, da janela de avião.

Linha do Equador, de Djavan

Uma paixão é narrada pelo cantor, que compara a imensidão ao céu de Brasília. 

“(…) Esse imenso, desmedido amor

Vai além de seja o que for

Passa mais além do

Céu de Brasília(…)”