Gestores das casas compartilham como foi o processo criativo dos pratos e as expectativas para as próximas semanas


A 30ª Restaurant Week em Brasília está mais inovadora do que nunca, com o tema “Revolução Vegetariana” que está transformando a forma como a cidade experimenta a gastronomia. Nesta edição, o festival não está apenas destacando a culinária local, mas também convidando os participantes a refletirem sobre o impacto de suas escolhas alimentares no meio ambiente e na saúde. E, claro, oferecer experiências gastronômicas em restaurantes da cidade por preços atrativos, com menus com entrada, prato principal e sobremesa entre R$ 54,90 a R$ 149.

O conceito da Revolução Vegetariana não apenas promove a consciência ambiental, mas também tem gerado um impacto significativo nos restaurantes participantes. “Os donos de estabelecimentos têm compartilhado como a inclusão de opções vegetarianas em seus cardápios não apenas atraiu novos clientes, mas também impulsionou o faturamento de maneira inesperada”, compartilha Matheus Dantas, organizador da Restaurant Week em Brasília.

Benita Paninoteca (Crédito: Divulgação)

Aumentando o faturamento com criatividade

Para Soraya Amorim, da Benita Paninoteca, conta que cresceu em um ambiente vegetariano, consumindo pouca carne. Por isso, na casa, que é estreante na RW, sempre ofereceu opções sem carne. “É bem possível ter pratos equilibrados sem a presença de proteína animal”, comenta. Ter essas alternativas no menu pode, até mesmo, atrair o público sem restrições alimentares que busca variar a alimentação.
Rosana Braga, chef e proprietária do Nonna Augusta (Menu Plus), uma casa veterana no festival que participa há 15 edições, destaca que desde que começou a observar a dificuldade que muitos vegetarianos, inclusive na própria família, enfrentam para encontrar opções adequadas em restaurantes, percebeu que esse era um nicho pouco explorado. “Por isso, desde a minha primeira participação na Restaurant Week, temos feito um esforço consciente para oferecer opções vegetarianas tanto no almoço quanto no jantar, frequentemente incluindo duas opções. Esses pratos têm sido um sucesso não apenas entre vegetarianos, mas também entre aqueles que não seguem essa dieta. Atualmente, nosso menu tradicional já conta com diversas opções para atender esse público. Estimamos que cerca de 20% dos nossos clientes são vegetarianos e esperamos um aumento de 30% no faturamento em comparação com as edições anteriores.”

No Vert Café (Menu Plus), com unidades na Asa Sul e em Águas Claras, a inclusão de pratos vegetarianos e veganos enriquece a experiência dos clientes ao oferecer opções que agradam tanto aos vegetarianos quanto aos amantes de carne. “Para esta Restaurant Week, criamos pratos inovadores, transformando itens tradicionais com carne em alternativas vegetarianas saborosas. Com cerca de 40% do nosso público já optando por essas opções, esperamos vender em torno de 2 mil menus nesta edição, destacando nossa especialização no segmento vegetariano”, acrescenta Lígia Braga, à frente do restaurante.

Estreante no festival, Renata Felix, uma das sócias da Casa Brisa (Menu Premium), diz que a missão da casa é promover um estilo de vida saudável e inclusivo e com isso os pratos vegetarianos e veganos se encaixam muito bem. “Desde o início, nos dedicamos a criar uma experiência que vai além da alimentação, respeitando todas as necessidades dietéticas e oferecendo opções que atendem a diversas sensibilidades alimentares. Para a Restaurant Week desenvolvemos um menu que destaca a diversidade e o sabor dos vegetais, mantendo nossa filosofia de inclusão. Esperamos um aumento de 20% no faturamento, refletindo o interesse crescente por uma alimentação mais consciente e acessível.”

Confira outros destaques vegetarianos/ veganos na 30ª Brasília Restaurant Week:

Nattu – Restaurante Verde: com destaque para a Tortinha de 3 Queijos e o Risoto de Arroz vermelho com Shimeji (Menu Tradicional, jantar a R$ 69,90)

Café S/A Brasília: estreante, com destaque para mussarela de búfala mergulhada no molho pomodoro especial da casa, pesto de manjericão e parmesão e acompanhada de pão crocante, além do prato de cogumelos com legumes (Menu Tradicional, almoço a R$ 54,90 e jantar a R$ 69,90)

The Plant: com destaque para o Talharim de pupunha, fonduta de parmesão e tomate assado e as Almôndegas de berinjela defumada na casa e molho hummus de grão de bico (Menu Plus, almoço a R$ 68,90 e jantar a R$ 89,90)

Casa Graviola – Asa Sul e Terraço Shopping: estreante, com destaque para o Chips vegano de Mandioca com Aioli Trufado e a Lasagna de beringela e abobrinha finalizado no forno com molho pomodoro da casa, queijo vegano e manjericão (Menu Plus, almoço a R$ 68,90 e jantar a R$ 89,90)

Manzuá: com destaque para o Cuscuz marroquino com ervilha, pepino, nozes e molho de hortelã e o Nhoque de milho ao molho pomodoro (Menu Premium, almoço a R$ 89,90 e jantar a R$ 109)

Mezanino: com destaque para a Pamonha envolta em massa filo crocante, cogumelos e emulsão de pimenta de cheiro e o Curry de legumes com maçã verde, amêndoas e arroz jasmim (Menu Premium, almoço a R$ 89,90 e jantar a R$ 109)

Saveur: pela primeira vez na categoria Diamond, com destaque para o Creme de Tomates Tostados ao Pesto e Sour Cream de Ervas e o Nhoque de banana da terra ao vinho branco, creme de parmesão e cogumelos (Menu Diamond, jantar a R$ 149)

Piselli: com destaque para a Berinjela gratinada, mussarela de búfala, molho de tomate e manjericão e o Tagliatelle integrale, massa fresca integral com toque de cacau, cogumelos frescos salteados, com tomates sweet grape e creme de alho-poró (Menu Diamond, jantar a R$ 149)

Solidariedade

A cada edição da RW, é tradição que os clientes sejam convidados a doar R$ 2 por menu, valor destinado para a organização não governamental Amigos da Vida, que cuida de crianças portadoras do vírus HIV e constrói brinquedotecas em hospitais públicos do Distrito Federal. Conheça mais em @ongamigosdavida.

Apoiadores

A 30ª Brasília Restaurant Week tem patrocínio da marca We Super Ooh, apoio do Mané Mercado e do Venânio Shopping, além de apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Fecomércio-DF, do Senac, do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar) e da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL DF). Vale destacar que os menus de alguns restaurantes têm harmonização sugerida com vinhos da importadora Del Maipo.

Sobre a Restaurant Week

Um dos principais festivais gastronômicos no mundo, a Restaurant Week chegou há 17 anos ao Brasil pelas mãos do empresário Fernando Reis. Além de São Paulo, onde começou, e Brasília, o festival é realizado em estados e cidades como Paraíba, Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba, Porto Alegre, Baixada Santista, Salvador, Fortaleza, Pernambuco, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vale da Paraíba, Goiânia e Espírito Santo.

Serviço

30ª Brasília Restaurant Week
Quando: 08 de agosto a 08 de setembro

Valores:

Menu Tradicional: R$ 54,90 almoço e R$ 69,90 jantar
Menu Plus: R$ 68,90 almoço e R$ 89,90 jantar
Menu Premium: R$ 89 almoço e R$ 109 jantar
Menu Diamond: R$ 109 almoço e R$ 149 jantar

Conheça os restaurantes participantes pelo site 

Mais informações e novidades em @restaurantweekbrasil