Portaria esclarece ainda que as autoridades sanitárias não recomendam “a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação”
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, por meio da Diretriz Ministerial nº 14/2020, que regula a participação das Forças Armadas nas atividades culturais e nos eventos comemorativos alusivos à celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. Comunica que este ano, por virtude da pandemia de Covid-19, não será realizado o tradicional desfile cívico militar de 7 de setembro.
Os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica foram orientados a coordenarem suas respectivas Forças para cumprir a medida.
“Em consequência e de acordo com as coordenações realizadas com a Presidência da República, determino aos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas”, explica um trecho do documento.