Objetivo é facilitar o acesso às informações sobre moradia popular
“O site vai trazer maior participação popular, dando mais transparência nos dados e no acompanhamento da elaboração do Plandhis”Giselle Moll, secretária executiva da Seduh
Esse foi o primeiro encontro deste ano do colegiado, formado por representantes da sociedade civil organizada, entidades e órgãos dos governos distrital e federal.
A equipe técnica da pasta elaborou o site com o objetivo de facilitar o acesso de toda a população às informações sobre moradia popular no Distrito Federal. O portal é dividido em quatro pontos principais: O que é o Plandhis; Legislação; Participação; e Revisão.
“O site vai trazer maior participação popular, dando mais transparência nos dados e no acompanhamento da elaboração do Plandhis. Essa divulgação é muito importante, pois pretendemos entregar o Plano Distrital até outubro deste ano, de acordo com o cronograma apresentado hoje”, afirmou a secretária executiva da Seduh, Giselle Moll.
O Plandhis foi elaborado em 2012, mas passa por revisão desde 2018. Essencial na política habitacional do DF, ele é o instrumento de planejamento urbano que traça as diretrizes para a oferta de moradia à população de baixa renda. A prioridade são as famílias com renda entre 0 e 5 salários mínimos, como forma de combater o déficit habitacional.
Moradia digna
O Plano traz o conceito de moradia digna para a população de baixa renda, que vai muito além de uma estratégia para reduzir o déficit habitacional. Abrange todos os aspectos que promovem uma moradia de qualidade, como trabalho, acompanhamento social, monitoramento e áreas dotadas de infraestrutura, comércio, serviços e lazer, observando as demandas específicas da população a ser atendida.
A próxima reunião da Câmara Técnica do Plandhis está agendada para 16 de junho. Mais três encontros serão promovidos pela Seduh até setembro, para finalizar o texto do Plano. Depois, o material vai passar por uma consulta pública e, então, será aprovado por decreto governamental.
Participação popular
O impacto positivo da construção participativa contou com um extenso calendário de reuniões da Câmara Técnica, que iniciou ainda em 2018. O colegiado sempre esteve aberto a novas participações, estendendo o convite a movimentos de habitação e demais interessados que queiram contribuir com a elaboração do texto.
Para participar basta entrar no site do Plandhis, conhecer o material que está disponibilizado e enviar sua contribuição. Para mais informações, o e-mail institucional é dihab@seduh.df.gov.br.
*Com informações da Seduh