Às vezes parece que toda a nossa vida consiste numa luta constante da razão contra a preguiça, as comidas não saudáveis e outras tentações
E nem sempre a vitória está do nosso lado. No entanto, usando alguns truques psicológicos, você poderá facilmente combater qualquer tentação e, finalmente, se livrar dos maus hábitos.
Veja 10 truques psicológicos que te ajudarão a se compreender melhor e a assumir o controle da própria vida.
1. Trate-se com simpatia
Trate-se bem, aprenda a perdoar suas fraquezas, celebre os seus sucessos e não se culpe pelos erros do passado. Afinal, grandes conquistas começam com pequenos passos e, sim, você vai errar pelo caminho. Nosso cérebro protege não só a saúde do ‘dono’, mas também o próprio humor. É como se ele tivesse vida própria e, muitas vezes, fizesse o melhor para ele, não para você. Quando você se culpa por fraquezas e erros, ele ficará feliz com isso, pois é mais fácil aproveitar essa maré ruim do que lutar para sair dela. É como se ele dissesse: “De jeito nenhum, a dieta já deu errado. Coma a sua fatia de bolo, criatura sem força de vontade!”.
2. Não caia na armadilha do preço baixo
Muitas vezes somos confrontados com serviços e brindes de lojas ou de salões de beleza ou, por exemplo, com aquela amostra grátis no supermercado. Recomendamos que não aceite nada de graça se não quer gastar demais. Você não se dá conta, mas seu cérebro aceita esse presente como uma dívida em relação a essa pessoa ou organização. E os vendedores sempre usaram esse tipo de truque. Depois você acaba ‘pagando a dívida’ com uma compra espontânea, recomendando o produto ou a marca para os seus amigos ou com uma atitude neutra ante um preço elevado. Lembre-se que quem decide se deve comprar ou não é você e mais ninguém.
3. Leia vários livros. Mas pouco a pouco
4. Treine não só os músculos do seu corpo, mas também o seu cérebro
5. Não fale durante ou depois de ir à academia
6. Deixe de lado os joguinhos de celular
Deixe de lado todos os jogos de celular que “desenvolvem o intelecto e a atenção”, pois a maioria não funciona. Se você realmente quer cuidar do futuro do seu cérebro, comece a praticar esporte. Isso ocorre porque, durante o treinamento físico, uma maior quantidade de sangue atinge o cérebro, o que o beneficiará muito mais do que todos os tipos de jogos e quebra-cabeças.
7. Divida uma tarefa difícil em pequenas subtarefas
Se você tem uma tarefa difícil para fazer, divida-a em diversas subtarefas. Isso ajudará seu cérebro a deixar de pensar em uma tarefa difícil, fazendo com que tenha em foco várias pequenas missões consecutivas, que não são tão complicadas. Por exemplo, se você tem de criar um documento muito importante, anote os pontos e coloque a lista na frente de seus olhos. Você não vai notar como pouco a pouco gostará desse processo e o realizará mais rapidamente.
8. Não toque nesse produto!
9. Cubra o prato, quando se sentir satisfeito