A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, ensina como manter uma dieta adequada para o desenvolvimento dos pequenos
A alimentação tem papel fundamental no crescimento das crianças, e deve ser equilibrada e com todos os nutrientes necessários para uma infância saudável. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, enfatiza que a dieta infantil precisa ter a atenção especial dos pais ou responsáveis. “O consumo de verduras, frutas e legumes, fornece vitaminas, proteínas e sais minerais para o bom desenvolvimento físico e cerebral, e faz a criança crescer com o sistema imunológico fortalecido. Além disso, ter hábitos saudáveis na infância tende a influenciar a rotina alimentar para o resto da vida”, diz.
A especialista lista os principais nutrientes que o organismo dos pequenos precisa para crescer bem e saudável:
Proteínas: de origem animal (carnes, ovos e leite) e vegetal (leguminosas e cereais), são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento
Carboidratos: grupo formado principalmente por cereais e grãos, é responsável por fornecer energia para o corpo
Gorduras: possuem função energética, além de ajudarem na absorção de vitaminas
Vitaminas: micronutrientes essenciais que auxiliam na geração de energia, no fortalecimento do sistema imunológico e no funcionamento de todo o corpo
Minerais: contribuem para a formação e manutenção de ossos e tecidos
Fibras: responsáveis pelo bom funcionamento do intestino
Ômega-3: importante para a cognição, sistema cardiovascular e imunológico
Thamires explica que, além do desenvolvimento, esses nutrientes ajudam a proporcionar mais energia para brincar, maior mobilidade para correr e pular, além de possibilitar o fortalecimento da imunidade e a melhora no raciocínio ao aprender novas atividades.
A nutricionista ensina ainda que um cardápio rico e variado contribui para o desenvolvimento do paladar e, com o tempo, os pequenos passam a ter mais facilidade para experimentar novos sabores. “A American Society for Nutrition recomenda oferecer os alimentos ao menos 12 vezes antes de a criança rejeitá-los completamente”, diz.
Ela lembra que o papel e o exemplo da família são essenciais para incentivar a alimentação saudável e dá algumas dicas:
Oferecer novos alimentos, texturas e sabores, sentar à mesa e comer junto.
Apostar em pratos coloridos e divertidos para aguçar o desejo e curiosidade da criança em experimentar aquela preparação.
Acrescentar boas fontes de vitaminas, fibras e minerais.
Convidar os pequenos para cozinhar junto.
A nutricionista ensina 4 receitas nutritivas e fáceis de fazer para serem preparadas em família e que vão agradar às crianças.
Danoninho de uva
1 banana congelada
1 cacho de uva sem semente
5 rodelas de batata-doce cozida
Modo de preparo:
Bata tudo com 100ml de água. Deixe algumas horas na geladeira para fica consistente e sirva.
Canapés de joaninha
2 cumbucas de tomate-cereja/grape picadinhos
Biscoitos de arroz
2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 colher de chá de sal
½ xícara de chá de creme de ricota/requeijão light
Alface
Azeitonas
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e doure o alho. Adicione uma cumbuca de tomates e refogue por cerca de 15 minutos ou até secar. Coloque o sal, misture, retire do fogo e deixe esfriar. Junte o requeijão light e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Enquanto a pasta de tomate esfria na geladeira, higienize a alface e os tomates da segunda cumbuca. Corte as folhas de alfaces em pedacinhos do tamanho dos biscoitos de arroz. Corte também os tomates ao meio e as azeitonas pretas em pedacinhos pequenos. Em cima de cada biscoito coloque na seguinte ordem: um pouco da pasta de tomate que já esfriou, um pedaço de folha de alface, duas metades de tomate, um pedacinho da azeitona preta, e com a ponta de uma faca pincele gotinhas de requeijão em cima dos tomates e da azeitona (fazendo os olhinhos da joaninha). Deixe a criança participar do processo de montagem e comam juntos!
Pão de queijo sem queijo
2 xícaras de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de polvilho azedo
3/4 xícaras de chá de azeite
500g de batata ou batata-doce ou mandioquinha cozida e amassada
1/3 xícara de chá de água filtrada
1 colher chá de sal (para maiores de 1 ano)
Modo de preparo:
Misture a batata, o sal, o azeite e os dois tipos de polvilho. Adicione água aos poucos até a massa ficar uniforme e se desprender das mãos. Faça pequenas bolinhas com a ajuda das crianças e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos. As bolinhas podem ser congeladas para serem assadas posteriormente, caso prefira.
Proativa Comunicação