O público poderá visitar duas exposições na Biblioteca, de 1º a 12 de julho, das 8h às 18h


Para fortalecer os laços com a comunidade e incentivar sua interação com a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, a programação cultural da BDB, na primeira quinzena de julho, trará uma série de atividades especiais em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 3 de julho.

Exposições na BDB

O público poderá visitar duas exposições na Biblioteca, de 1º a 12 de julho, das 8h às 18h: uma literária, com livros de autores negros e títulos que tratam do combate à discriminação racial, que poderão ser emprestados aos interessados, e outra, fotográfica, intitulada “Herança Viva”, de Januário Garcia, que mostra elementos da rica herança cultural afro-brasileira, por meio dos registros de festas, do cotidiano, da religiosidade e dos movimentos políticos. A exposição é realizada em parceria com a Fundação Cultural Palmares, que detém um acervo importante do fotógrafo

Cine BDB 

No dia 5 de julho, às 12h30, o Cine BDB apresentará o curta-metragem “Das Raízes às Pontas”, um documentário de 20 minutos dirigido por Flora Egécia, que aborda a relação da população negra com seus cabelos e a importância da valorização da estética afro. No mesmo dia, será transmitido o documentário “Raça Humana” com direção e roteiro de Dulce Queiroz. Com duração de 40 minutos, o curta-metragem foi vencedor, na categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2010.

Clube de Leitura BDB Cultural

O Clube de Leitura BDB Cultural acontece no dia 8 de julho, às 18h30, no formato híbrido, presencial no auditório da Biblioteca Demonstrativa e on-line, via Google Meet, com a obra “Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano”, da autora portuguesa Grada Kilomba, sob a mediação da bibliotecária Cleide Soares.

O livro, que trata das memórias coloniais e da resistência negra, será o ponto de partida para uma discussão realista sobre as práticas e atitudes racistas na sociedade que precisam ser eliminadas efetivamente. “Os debates promovem reflexões e, esperamos, mudanças de atitudes, pensamentos e comportamentos racistas”, ressalta a mediadora do Clube de Leitura. As inscrições seguem abertas por meio do formulário aqui. É gratuito e todos devem ler o livro previamente ao encontro.

Outras atividades na Biblioteca em julho: 

Dia Mundial das Bibliotecas 

Além da programação especial alusiva ao Dia da Discriminação Racial, a BDB vai celebrar o Dia Mundial das Bibliotecas, comemorado em 1º de julho, divulgando o texto “Direitos do Leitor”, de Daniel Pennac, e o Manifesto da Biblioteca Pública 2022, da IFLA/UNESCO, de alcance global, que prega a universalização das bibliotecas e o amplo direito de acesso aos livros, à leitura e ao conhecimento. A Biblioteca Demonstrativa também vai destacar, em exposição virtual, livros ambientados em bibliotecas. “A Biblioteca é espaço livre, sem discriminação, e promotora da diversidade, da inclusão e do amplo acesso das pessoas ao conhecimento e à cultura. A programação cultural da BDB busca isso em todas as atividades”, pontua o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho.

Oficina LGPD e oficina para famílias 

No dia 1º de julho, o auditório da BDB será palco da palestra “Dados Pessoais e Bibliotecas: o impacto da LGPD”, com Elimo Cordeiro, representante do Distrito Federal na Associação dos Oficiais de Proteção de Dados do Brasil (AOPD). O encontro começa às 15h, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da BDB no YouTube @bdbcultural. Já no dia 5 de julho, Marina Fernandes ministra a palestra sobre Desenvolvimento Socioemocional das Crianças, em parceria com a Escola Classe 305 sul, das 15h às 17h, também no auditório da BDB. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo formulário aqui.

Oportunidade: curso EAD “Execução no TransfereGov”

A programação cultural da BDB também promoverá um curso prático EAD 100% gratuito sobre a Execução no TransfereGov, com Márcio Sousa. A capacitação ocorrerá na plataforma Meet, de 8 a 12 de julho, das 13h30 às 17h, com carga horária de 15 horas, com emissão de certificado. As inscrições devem ser feitas pelo link aqui.

Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa

Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além dessas atividades, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.

Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda.

Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.