A Torre de TV foi o local escolhido para ser o palco desse momento histórico que acontece dia 26 de maio, a partir do meio-dia
Outras regiões do país, como São Paulo, Bahia e Pernambuco, já receberam edições da Parada do Orgulho das Pessoas com Deficiência e inspiram Brasília a fazer o mesmo. O projeto representa a luta do movimento PCD por equidade de direitos, acessibilidade e políticas públicas para essa comunidade. Inspirada por edições anteriores em outras regiões do país, como São Paulo, Bahia e Pernambuco, a Parada do Orgulho das Pessoas com Deficiência chega à capital federal para fortalecer essa organização de luta pela igualdade e pelos direitos das pessoas com deficiência.
Para Peu Avelar, um dos coordenadores do evento, a escolha por Brasília é estratégica e se deve ao fato da capital ser o centro das discussões sobre políticas públicas e sociais do Brasil. ” Realizar a Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência nessa cidade envia uma forte mensagem de visibilidade e democracia para todo o país, especialmente para os órgãos governamentais e sedes do poder legistativo”, afirma.
Já a escolha da Torre de TV não poderia ser mais apropriada, já que representa um marco icônico na paisagem de Brasília. Para Kai de Aquinn, uma das pessoas organizadoras da Parada PCD de Brasília, a importância de realizar esse evento na cidade tem relação com a localização da capital federal. “Como Brasília é a sede do poder, isso traz muita visibilidade aos movimentos sociais como um todo.
Influenciando nas suas causas e impactando diretamente nas políticas públicas”, afirma. Enquanto pessoa que possui mobilidade reduzida e é neurodivergente, ele sente na pele a dura realidade de ser pessoa com deficiência no Distrito Federal. “Nos enfrentamos desafios todos os dias para ter acesso a coisas básicas, como saúde, educação, lazer e mobilidade urbana”, lamenta.
A semana da Parada PCD Brasília contará com uma programação diversificada que terá início no dia 26 de maio e segue com atividades na OAB e Sessão Solene na Câmara Legislativa. Confira abaixo:
26/05 – 1º Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PCD) de Brasília
27/05 – Seminário OAB DF
28/05 – Câmara Legislativa: Sessão Solene em Homenagem a Luta Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência
Serviço
1ª Parada PCD de Brasília
Local: Torre de TV
Data: 26 de maio, com programação diversa na semana seguinte
Horário: Concentração a partir das 12h
Realização: Parada do Orgulho PCD Brasil
Contatos: Alexandra Martins: (61) 99625-4760 Mariana Guedes: (61) 98181-9366 www.instagram.com/paradapcd/