Orientação e mentoria são dois pilares para ajudar futuras startups a desenvolver e colocar todas as suas ideias no papel

 

O novo projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Brasília, o Cocreation Lab é uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade.

Idealizado pelo professor de design Luiz Salomão Ribas Gomez, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Cocreation Lab rapidamente ganhou adeptos no Sul graças ao modelo inovador e à metodologia híbrida utilizada. Em 2020 mais de 370 projetos foram pré-incubados em formato híbrido só em Santa Catarina. Com a eficiência da metodologia, outras cidades e estados como São Paulo (capital), Minas Gerais, Espírito Santo e até o Distrito Federal mostraram interesse em adotar a metodologia única do Cocreation Lab.

 

 

Por meio de editais, qualquer pessoa pode inscrever sua ideia, se selecionada, participa gratuitamente de mentorias com profissionais do mercado, palestras e seminários. Há ainda a possibilidade de networking com outros cocreators, tudo ao longo de cinco meses.

A gerente de Projetos da Finatec, Luiza Lavocat comemora a chegada do Cocreation Lab no DF “Muito bacana o projeto que estamos iniciando junto com a FAPDF com o apoio da Unb e do IFB! União de esforços para promover o ambiente de inovação do DF. Governo, academia e iniciativa privada. Bom exemplo de aplicação da tríplice hélice prevista pelo marco legal.” comenta Lavocat.

Na primeira etapa do projeto, prevista para o início de 2021, professores das instituições de ensino superior e a comunidade empreendedora irão receber informações e treinamento sobre o programa. Só depois disso que inicia a inscrição e seleção dos projetos. Todas as mentorias e trabalhos utilizam a metodologia TXM, um modelo híbrido que une encontros presenciais e plataforma digital.

Os dois pólos de Cocreation Lab da UnB ficarão localizados no PCTEC/UNB, no campus Darcy Ribeiro e o outro no FGA (UnB Gama). Os outros dois pólos do DF ficarão nos campi do IFB em Samambaia e São Sebastião. A expectativa é que esses espaços mobilizem as pessoas do DF e entorno, aproximando-os do ecossistema de inovação da região e impulsionando seu potencial em inovação e economia criativa.

 

 

Atualmente no Cocreators Lab existem projetos de diversas áreas e possui mais de 200 mentores, dentre eles os que formam o time principal e os especializados no campo de atuação da ideia pré-incubada, sendo professores, empresários, donos de startups ou profissionais consolidados no mercado. Cada projeto recebe um mentor individual de acordo com o campo de atuação e necessidade para o desenvolvimento da ideia.