Cultura em cena: exposições, teatro, música e dança para todos os gostos na Biblioteca Demonstrativa
As atividades são gratuitas e voltadas para públicos variados, consolidando a BDB como um espaço de promoção do conhecimento, cultura e inclusão
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, promove uma série de atividades culturais imperdíveis na primeira quinzena de novembro, incluindo exposições, apresentações artísticas, oficinas e debates.
De 1º a 14 de novembro, a biblioteca apresentará uma exposição especial de livros em comemoração à Proclamação da República, disponível para visitação das 08h às 18h. No dia 1º, às 14h, a atriz e palhaça Caísa Tibúrcio fará uma apresentação da peça infantil “Sementes”, encantando o público infantil com uma história lúdica e educativa. Paralelamente, a exposição de arte “O amor nunca perde o caminho de casa”, da brasiliense Pamella Wyla, estará em cartaz de 04 de novembro a 05 de dezembro, também das 08h às 18h.
Ainda no dia 4 de novembro, às 15h, a programação inclui uma palestra online “Implementação da LGPD em Bibliotecas: Desafios e Boas Práticas”, ministrada pela especialista Mayara Dal’Berto. A palestra abordará os principais aspectos da LGPD. A transmissão ocorrerá ao vivo no canal do YouTube da @bdbcultural. A atividade emite certificado de participação mediante preenchimento da lista de presença disponibilizada no dia do evento.
O Cine BDB retorna com uma sessão especial de curtas-metragens no dia 5 de novembro, às 14h, destacando produções de diretoras negras brasileiras: “KBELA”, de Yasmin Thayná; “Benza Deus – Benzedores de Araguari”, de Luana Damasceno; e “Das Raízes às Pontas”, de Flora Egécia. A sessão será seguida, às 15h, por uma roda de conversa presencial intitulada “Mulheres Pretas no Cinema Brasileiro”, com as diretoras Flora Egécia e Monique Rocco, mediada pela cineasta Luana Damasceno.
O projeto “Quinta Sonora” também está de volta e oferece uma série de apresentações de música instrumental no mês de novembro, em parceria com a Escola de Música de Brasília. No dia 7 de novembro, às 18h30, a Biblioteca Demonstrativa recebe o Dynamus Duo (flauta transversal e violão), composto por Sammille Bonfim e Vinícius Vianna. No dia 11 de novembro, das 14h às 17h, a BDB promove a oficina online “Fanzinotecas”, com Thina Curtis, de Santo André/SP. Para participar, basta se inscrever no formulário disponível aqui. A oficina terá transmissão ao vivo pelo YouTube da @bdbcultural.
No dia 12 de novembro, das 17h às 20h, o projeto BDB Dança trará uma apresentação de dança “Pegada Black” e uma oficina de passinho de hip hop ao som do DJ Marola, em alusão ao Dia Mundial do Hip-Hop. No dia seguinte, 13 de novembro, das 14h às 17h, ocorrerá o workshop “Gestão de Biblioteca Demonstrativamente Inteligente e Emocionalmente Acolhedora”, ministrado pelo coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho. A atividade será no formato híbrido, presencial na BDB e transmissão ao vivo pelo canal @bdbcultural no YouTube. Inscrições disponíveis no formulário aqui.
Para encerrar a programação da quinzena, no dia 14 de novembro, às 18h30, outra edição da “Quinta Sonora” reunirá o grupo Rafael Bandol e Regional de Choro Quarteto, com uma apresentação especial de choro instrumental. Confira a programação completa e demais informações nas redes sociais da @bdbultural no Instagram e Facebook.
Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil.
Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
BDB Cultural