Festa da posse terá área de 80 mil m² com opções
Na celebração que marca o início de uma nova fase na democracia em nosso país e que vai reunir gente de todo o Brasil e do exterior, ao menos 53 delegações estrangeiras compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros já confirmaram presença, a variedade de pratos servidos terá a cara da nossa nação diversa, rica, popular e criativa.
Montada no gramado central da Esplanada dos Ministérios e ocupando uma área de 80 mil m², a Feira Gastronômica do Festival do Futuro terá como estrutura uma tenda de 8 mil m² ao centro, abrigando mesas e cadeiras para 6 mil pessoas, rodeada por 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 Food Trucks.
Um passeio pelos sabores regionais, através de pratos típicos da culinária popular brasileira, com curadoria da Chef Renata Carvalho, que já assinou eventos pelo Brasil e na Europa, é o que o público do Festival do Futuro vai poder saborear.
Das Minas Gerais, passando por delícias do Nordeste e Amazônicas até chegar ao bom churrasco sulista, sem esquecer de pratos veganos e vegetarianos, tudo será preparado na hora e seguindo as normas sanitárias.
O fornecimento de insumos, para a feitura dos pratos e lanches, vai priorizar os de produção orgânica do MST, cultivados por pequenos agricultores de zonas rurais do Distrito Federal. Com isso, a Feira Gastronômica do Festival do Futuro impacta positivamente o setor local de produção de alimentos, bem como o de serviços.
Estima-se que mais de mil empregos temporários serão gerados, para servir uma alimentação saudável, a valores acessíveis e água potável será oferecida gratuitamente em estações móveis da Caesb.
Além da área destinada à alimentação, a produção da Feira Gastronômica, operacionalizada por produtores e produtoras experientes em grandes eventos, também abre espaço para a arte. Em dois palcos, subirão atrações musicais e de onde sairá um cortejo de culturas populares que vai circular entre o público. O local também vai abrigar a mostra fotográfica “Pareiada”.
Inclusiva, a Feira contará com equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) e idosos, espalhados por todo o espaço. E para atender a gestantes e lactantes, haverá um espaço reservado a elas com fraldário, onde pais poderão ter acesso, e área para descanso.
Para a criançada, foi criado o Espaço Curumim. No espaço a meninada vai se divertir com brincadeiras tradicionais, conduzidas por monitores, e com a animação da companhia de recreação Largo Sorriso. Esta área reservada, de 800 m² cobertos, contará com segurança especializada.
A operação de segurança será executada com apoio da SESP-DF, juntamente com equipes de segurança privada, brigadistas, ambulâncias e postos médicos.
Serviço
Feira Gastronômica do Festival do Futuro
Posse do Presidente Lula
Esplanada dos Ministérios
1º de janeiro de 2023
Das 11h às 3h30AM, do dia 2 de janeiro
Entrada franca e livre para todos os públicos
A PMDF fará inspeção do público na entrada do evento, visando a segurança