Muito além de uma Fashion Week – Um hub de conhecimento
1ª edição do INTERFASHION chega para impulsionar o ecossistema da moda no Distrito Federal, valorizando as produções locais em diferentes formas – autoral, slow ou fast fashion – e revelando talentos para o mundo. De 8 a 10 de agosto, a capital federal receberá a 1ª edição do INTERFASHION Brasília, um evento que oferecerá uma ampla programação gratuita voltada para cultura, conhecimento, exposições, apresentações, palestras e painéis, geração de negócios, desfiles e muito networking focado no ecossistema da moda e imagem no Distrito Federal (DF).
Serão quatro dias de profissionalização da cadeia produtiva local e valorização da rica cultura evidenciada pelas marcas brasilienses. A realização é do Ativa Instituto e o projeto integra as atividades do complexo Parque Estações, em funcionamento no Estacionamento 10 do Parque da Cidade, de 1 a 25 de agosto.
Entre os destaques da programação estão o estilista Alexandre Herchcovitch, que participa de um talk show no dia 9 de agosto, o consultor de moda Jorge Grimberg, que integra a programação do dia 10 de agosto, ao lado do autor, consultor e especialista em design para sustentabilidade André Carvalhal.
“Há dois anos, iniciei o projeto INTERFASHION, que tinha um escopo inicial diferente, envolvendo as embaixadas dos países vitrines do cenário da moda mundial. Quando iniciei minha pesquisa de campo com as entidades, sindicatos e com os profissionais de moda local, vi que meu projeto estava discrepante da realidade do Distrito Federal”, revela a idealizadora do projeto e diretora presidente do Ativa Instituto, Julyana Noronha.
Foi então que nasceu o INTERFASHION no modelo atual. Uma proposta de fortalecer toda a cadeia produtiva de moda e imagem na região, primando por uma curadoria de conteúdo que trouxesse temas realmente relevantes para o público interessado no tema, além de proporcionar novas conexões, experiências e imersões para aprimorar o conhecimento técnico necessário a quem atua no setor. “Moda não é apenas consumo, comércio. É uma narrativa contínua de quem somos e quem aspiramos ser. É meio de comunicação para expressarmos valores e pensamento”, afirma Julyana.
Nesse sentido, o INTERFASHION contribuirá com o conhecimento da moda como expressão cultural de um povo, conectando as organizações públicas e privadas, empresários, empreendedores, consumidores e entusiastas da moda que, de forma colaborativa, fomentarão juntos soluções para o futuro da moda brasiliense como criativa, inovadora e sustentável.
Programação – O conceito do evento está estruturado em seis eixos temáticos. Em “Negócios Sustentáveis”, a premissa é promover a conscientização sobre a importância do conhecimento profundo a respeito do negócio, o cliente e o meio, para engajar o varejo na adoção de práticas sustentáveis e de maior profissionalização.
“Por meio do INTERFASHION, buscamos não apenas elevar o perfil da moda brasiliense, mas também provocar valores de sustentabilidade, inclusão e inovação no modelo mental da população. Este evento será um marco para a cidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e consolidando Brasília como um polo de criatividade cultural”, explica a idealizadora da iniciativa.
O eixo “Revolução INTERFASHION” pretende lançar um movimento que contribua com o engajamento da cadeia produtiva na adoção de práticas mais éticas e sustentáveis na moda, provocando o ecossistema sobre consciência social e ambiental.
Já em “Economia Criativa e Circular”, a ideia é fomentar a economia criativa local e promover uma reflexão sobre a importância da reutilização de materiais e do consumo consciente.
“Empoderamento Através da Moda” traz conteúdos e experiência imersiva sobre autoconhecimento, autoestima, objetivos de imagem, personal branding e ferramentas de posicionamento pessoal, contribuindo com o empoderamento dos participantes.
“O Futuro da Moda” apresentará boas práticas de inovações, aproximando a tecnologia viável a toda cadeia produtiva da moda. E, por fim, “Originalidade e Disrupção” será um espaço destinado a apresentar a moda autoral e criativa do Distrito Federal, a fim de provocar a inspiração de profissionais do ramo e atrair conexões que impulsionem as empresas locais.
A programação completa está disponível no site: https://interfashionbrasilia.com.br/
Estrutura do evento – Os ambientes serão distribuídos em palco principal, passarela de desfile, INTERFASHION Varejo, INTERFASHION SPA, Lounge Sindivarejista, Sala de Imprensa, estúdio para podcast instagramável, INTERFASHION ID, Transformação – O Poder da Imagem, INTERFASHION Private Lounge, CineFashion, INTERFASHION Lounge & Bar (área externa), e INTERFASHION Ecostyle (área externa destinada a moda sustentável, circular e artesanal).
A moda na capital federal – De acordo com dados do Sindicato da Indústria do Vestuário do DF, existem, aproximadamente, 5 mil empresas no ramo da moda no Distrito Federal com grande potencial de atratividade, já que a renda per capta de Brasília é uma das melhores do país, com grandes compradores do setor do vestuário e um público que consome muito do que vem de fora.
A cadeia produtiva da moda local, no entanto, vem sofrendo grandes perdas desde o período da pandemia do COVID/19, agravadas por mudanças no comportamento de consumo, ampliação do e-commerce internacional e dificuldades em qualificação de excelência do mercado de trabalho brasiliense.
O INTERFASHION vem para resgatar a autoestima do setor fashion e varejista locais e, assim, impulsionar o mercado, valorizando a moda local nas suas diferentes formas.
“Das passarelas aos bastidores, da escola ao mercado profissional, para quem compra e quem vende. Queremos tornar Brasília a referência nacional em moda criativa, inovadora e sustentável, colocando a cidade como centro de discussões, conhecimento, inovações e lançamentos para todo o setor”, destaca Julyana Noronha.
Serviço
INTERFASHION BRASÍLIA
De 08 a 10 de agosto no Parque Estações
Parque da Cidade Sarah Kubitschek, estacionamento 10
Entrada franca mediante retirada de ingressos no site: https://interfashionbrasilia.com.br/
Assessoria de imprensa INTERFASHION | Agência Atelier