Eventos temáticos invadem a programação do brasiliense, com atrações que contam com o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa


Em tempos de Halloween, uma programação especial para os fãs de terror toma conta deste fim de semana na capital federal. Desde cinema até literatura, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) fomenta diversos eventos gratuitos ou de baixo custo nos equipamentos públicos para quem quer se divertir com a temática. Confira a agenda cultural do Distrito Federal.

Cine Halloween

Em clima de Halloween, o Cine Brasília exibirá, nesta quinta-feira (31), o clássico O Iluminado, de Stanley Kubrick. Serão duas sessões, às 20h30 e às 23h, com ingressos no valor de R$ 5. No longa, inspirado na obra de Stephen King, o ator Jack Nicholson dá vida ao zelador Jack Torrance, um homem isolado no enigmático Hotel Overlook. Conforme o inverno avança, ele começa a perder o controle da sanidade, envolvendo a família em uma trama de tensão psicológica e horror sobrenatural.

A programação do Cine Brasília deste fim de semana também celebra a obra da cineasta piauiense Dácia Ibiapina, com a mostra gratuita Confluências Cinematográficas, de 2 a 8 de novembro. A programação exibe gratuitamente oito produções de Dácia e recebe a cineasta para um debate no evento de abertura.

O equipamento público também conta com estreias da semana, seleção de curtas e sessões especiais acessíveis. Os horários e trailers dos filmes estão disponíveis no site do Cine Brasília, que fica na Entrequadra Sul 106/107. Os ingressos estão à venda na bilheteria ou por este link.

Para completar a agenda de eventos da sétima arte, o tradicional Cineclube está de volta neste fim de semana após oito anos de pausa, com sessões gratuitas em vários pontos do DF nos meses de outubro, novembro e dezembro. As exibições serão no Balaio Café (Asa Norte), no Coletivo da Cidade (Estrutural) e na FEHSOLNA (Sol Nascente). Nesta quinta (31), às 19h30, no Balaio Café, e no sábado (2), às 15h, no Coletivo da Cidade, será exibido o filme Flor do Moinho, de Érica Bauer. Após cada sessão, será feito um bate-papo sobre as impressões a respeito de cada filme.

Literatura

Para quem curte uma leitura aterrorizante, autores e leitores de histórias de terror estarão presentes no 2º Terror Literário, que ocorre às 19h30 desta quinta, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). O evento conta com leitura de contos autorais, mesa-redonda, criação de histórias coletivas e comida estilizada. A noite de Halloween receberá oito autores do DF e de Goiás, com entrada gratuita.

Música

E, fugindo um pouco do terror, a capital também oferece entretenimento para quem curte uma boa orquestra. Nesta quinta, a Fundação Nacional das Artes (Funarte) retoma, após sete anos, o Circuito Pixinguinha, com apresentações de Alaíde Costa e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A apresentação, aberta ao público mediante retirada de ingressos no Sympla, será no Eixo Ibero-Americano (antigo Teatro Plínio Marcos), a partir das 20h.