O Governo do Distrito Federal ainda não detalhou como vai funcionar a fiscalização, mas sabe-se que quem for flagrado descumprindo a determinação pagará multa de R$ 2 mil e poderá responder por crime de infração de medida sanitária.

Na véspera de a medida começar a valer, muita gente não sabe ao certo qual órgão acionar caso flagre alguém desrespeitando a nova regra. De acordo com o próprio Executivo local, “o cronograma sobre a distribuição de máscaras de proteção facial, bem como os critérios de fiscalização, está em fase final de definição”.

Uma vez que a recusa de viagens pode resultar em diminuição da avaliação dentro do aplicativo, e até mesmo a exclusão da empresa, Marcelo diz ser difícil para o motorista se negar a fazer a viagem. “O passageiro também precisa ter consciência, vai do bom senso”, pontua.

A Associação das Empresas de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (DFmob) também explica que nenhuma diretriz foi acertada e aguarda posicionamento da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para saber se motoristas poderão, por exemplo, impedir que pessoas entrem nos ônibus sem máscara.

Metrô se antecipa

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), mesmo sem uma determinação coletiva, decidiu se antecipar e anunciou que a partir desta quinta-feira (30/04) vai barrar a entrada nas estações de passageiros sem máscaras.

Como usar corretamente

A eficácia da máscara feita em casa depende de como o item é manipulado. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal explica que, para começar, o equipamento deve ser confeccionado com tecido hipoalergênico, à base de algodão espesso e resistente. A máscara deve também cobrir completamente nariz e boca e não deixar espaços nas laterais, vedando completamente a área.

Mesmo com a proteção, a indicação é manter a distância de pelo menos um metro de outras pessoas e trocar a máscara a cada três horas. Pois, à medida que se fala, o tecido fica molhado e se torna mais permeável, possibilitando a entrada do vírus. O item deve ser individual e nunca compartilhado.

 

Ao colocar e retirar, é preciso, antes, higienizar as mãos e, durante o processo, evitar tocar no tecido. Não deixe a máscara pendurada no pescoço ou braço: se precisar tirar a proteção, guarde-a em um saquinho individual.

 

Para lavar, deve-se colocar o equipamento de molho com água sanitária e sabão por 20 a 30 minutos, esfregar, enxaguar e colocar pra secar na sombra. Depois, o recomendado é passar a máscara a ferro e guardá-la em um saquinho.