Realizado de forma presencial no Cine Brasília, mostra internacional de cinema para a infância disponibiliza programação de 17 curtas-metragens em Playlist no YouTube


Com destaque para a produção latino-americana, a segunda edição do Meu Primeiro Cinema apresentou entre os dias 10 e 15 de setembro uma extensa programação com filmes em diferentes gêneros, nos formatos animação 2D e 3D, stop motion, documentário e live action, e de linguagens inovadoras e narrativas contemporâneas com títulos do México, Chile e Brasil.

Distribuída em sessões para as idades de 0 a 5 anos, no Foyer do Cine Brasília, e de 6 a 8 e de 9 a 11, no interior da sala, a programação encantou um público de cerca de 5 mil pequeninos e pequeninas. Muitos vindos da periferia do DF e para a maioria essa foi a primeira em uma grande sala de cinema.

Com a intenção de democratizar ainda mais o acesso à programação da Mostra, os organizadores, com apoio de todos os realizadores dos filmes, disponibiliza a programação ao longo de um mês em: https://bit.ly/PlayListMeuPrimeiroOlhar. 100% da programação pode ser conferida a qualquer hora e de qualquer lugar até 17 de outubro deste ano.

Sobre a seleção de filmes, “buscamos curtas-metragens que ampliam o repertório de nosso público em diferentes aspectos e que debatem temas caros à nossa sociedade”, comenta a curadora Clarice Cardell. Outro ponto que ela ressalta, tange o olhar livre de conceitos dos e das pequeninas, “em razão disso, buscamos nutrir a inteligência emotiva e semântica de maneira a colaborar com o seu desenvolvimento saudável”, destaca.

Para o idealizador e coordenador geral da mostra, Léo Hernandes, “com este projeto oferecemos ao público infantil uma mostra cinematográfica inédita que une direito à cultura e à cidade”. O Meu Primeiro Cinema conta com recursos do Ministério da Cultura e foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo sendo realizado pelo Instituto Bem Cultural, pela produtora Gestão Cultural em parceria com o Canal Bebe Lume.

Inserido na programação do Meu Primeiro Cinema, foi realizado um Seminário com a participação de especialistas, representantes de órgãos de Estado, artistas e gestores culturais. Personalidades que debateram novos caminhos da produção de audiovisual para a infância.

O evento teve como proposta estimular “reflexões e proposições para a construção de políticas públicas, que contemplem tanto a proteção das crianças, quanto a promoção da identidade cultural por meio do audiovisual desde os primeiros anos”, aponta Cardell.

Todas as mesas foram registradas em vídeo e podem ser assistidas no canal https://www.youtube.com/c/bebelume. “Há uma epidemia do uso das telas, dominadas por uma produção nem sempre adequada e geradora de problemas na saúde mental”, avalia Leo Hernandes, “em razão disso, realizamos esse Seminário com o propósito de debater uma produção mais audiovisual criativa e de qualidade, que dispute espaço nas janelas de exibição, como os dispositivos móveis”, destaca.

Serviço

Meu Primeiro Cinema 2024

Assista: https://bit.ly/PlayListMeuPrimeiroOlhar

Mais informações: https://www.instagram.com/mostrameuprimeirocinema/

Trailers:

Ciranda Feiticeira: https://youtu.be/5vMSCgdahnU

Disque Quilombola: https://www.youtube.com/watch?v=oQYMF91jT8Q

La Piedra Mágica: https://vimeo.com/757697267

PiOinc: https://www.youtube.com/watch?v=wDo_xrs-kTk

Território Comunicação