Murundus: Trilhas do Desejo. Belo e Bizarro e Enthony Sousa

0
45

A exposição reúne os resultados da Residência Profissionalizante Turma 5, apresentando experimentações em instalação, pintura, gravura e outras pesquisas desenvolvidas ao longo do ano.


No dia 11 de dezembro, às 19h, A Pilastra Galeria-Escola inaugura a mostra “Murundus: Trilhas do Desejo”, de Belo e Bizarro e Enthony Sousa, com curadoria de Esther Dutra, Sophia Lopes Lima e Pamella Wyla.

Em exibição até 17 de janeiro de 2026, a mostra pode ser visitada de quarta a sábado, das 14h às 19h. A Pilastra Galeria-Escola fica na QE 40, Rua 09, Lote 8, Guará II, Brasília-DF. Instagram: @a.pilastra. Projeto realizado com patrocínio do FAC-DF.

Murundus são montes de terra formados pela ação de cupins e formigas, criando paisagens onduladas típicas do cerrado. Essa imagem orienta o diálogo entre as poéticas dos artistas, articuladas pela materialidade da terra, pela ambiência do cerrado e pela presença do “estranho familiar” — formigas, cupins e agentes decompositores que evocam transformação e ancestralidade.

As obras abordam temas como memória, espiritualidade, vida, morte e ciclos de renovação. Em Belo e Bizarro, isso se manifesta na relação com o ferro urbano, o tempo e símbolos Adinkra; em Enthony Sousa, na luminância que atravessa fauna, flora e trilhas ancestrais. A exposição propõe uma travessia simbólica que se abre para caminhos retomados.

A curadoria destaca que ambos desenvolvem um trabalho intimista com o meio em que vivem, conectando espiritualidade, ancestralidade, encantamento, sonho e imaginário cíclico: “como a cobra que se come, o pássaro que olha para trás ou aquele que se traja do corpo do outro”.

Sobre os artistas

Belo e Bizarro (1999) — artista transmídia nascido em Taguatinga e radicado em Brazlândia (DF). Bacharelando em Artes Visuais na UnB. Atua em desenho, pintura, tatuagem, gravura e assemblage, investigando tensões entre matéria e espírito, natureza e cultura, imagem e objeto, com ênfase no desgaste, na ruína e na transfiguração de descartes.

Enthony Sousa (ET) — nascido em Brasilinha, Planaltina (GO). Vive e trabalha entre Brasília e Planaltina. Sua pesquisa parte da memória e do pertencimento, articulando corpo, tempo, espiritualidade e território. Suas obras acionam vivências da infância, afetos e denúncias, propondo reflexões sobre as relações entre corpo, objeto, tecnologia e meio ambiente.

Sobre a Residência Turma 5

Realizada em 2025, a Residência Profissionalizante Turma 5 teve como objetivos formar jovens agentes culturais nas artes visuais, qualificá-los para o mercado e fortalecer uma rede de acolhimento, diversidade e inclusão no DF.

Nascida em 2019 de forma orgânica e coletiva, a metodologia da Galeria-Escola articula teoria e prática, estudo e trabalho real. O fomento do FAC-DF permitiu estruturar um plano pedagógico, convidar profissionais de referência e oferecer bolsas essenciais para garantir o acesso de públicos dissidentes.

Na Quinta Turma, os participantes se dividiram em grupos por temas de interesse. No Grupo de Curadoria, participaram Esther Dutra, Sophia Lopes Lima e Pamella Wyla. No Grupo de Produção, estiveram presentes Amanda Moraes, Arthur Lôbo, Beatriz Teles e Rafa Beleza. No Grupo de Expografia, participaram Cinthia Nolaço, Higor da Silva Menezes, Vênus Venâncio e Alice Luz. Os três grupos foram supervisionados por Gisele Lima.

O Grupo de Comunicação, supervisionado por Geovanna Belizze, contou com a participação de Velho Banzo, Isadora Almeida e Niti Plebe. Já o Grupo de Educativo e Acessibilidade, supervisionado por Lua Kixelô Cavalcante — coordenadora de educativo d’A Pilastra — teve a participação das também produtoras Beatriz Teles e a Amanda Moraes.

Esse processo fortalece todo o ecossistema artístico, reduzindo a sobrecarga de funções sobre artistas e ampliando a atuação de profissionais qualificados no circuito cultural. Cinco anos depois, já são visíveis a maturidade das equipes, o fortalecimento das redes e as transformações nas trajetórias dos jovens participantes.

Sobre A Pilastra Galeria-Escola

A Pilastra atua na promoção e fortalecimento das artes visuais, ampliando o acesso à arte de forma descentralizada e inclusiva para pessoas negras, periféricas, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. Com metodologia baseada na aprendizagem pela experiência, desenvolve ações em formação, pesquisa, programa educativo, produção cultural, mercado de arte, espaço expositivo e representação de artistas.

Serviço

Murundus: Trilhas do desejo
Belo e Bizarro e Enthony Sousa
Local | A Pilastra Galeria-Escola
Endereço | Guará II QE 40 rua 09 lote 8
Visitação |12/12/25 a 17/01/26, quarta a sábado, das 14h às 19h
Recesso | 20/12/25 a 06/01/2026
Entrada gratuita | Classificação indicativa livre
Contato | @a.pilastra – Realização | A Pilastra
Este projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)

Agenda KB Comunicação