O evento acontece no Clube do Choro, nos dias 6 e 7 de dezembro, semana em que se comemora o Dia Nacional do Samba


Para celebrar o Dia Nacional do Samba (2/12) e com ele os 10 anos de Divas do Samba, a 4ª edição do projeto apresenta uma programação à altura que é a cara do Brasil e uma verdadeira homenagem às mulheres que comandam o gênero. O encontro está marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, a partir das 19h, no Clube do Choro, localizado no Eixo Monumental, em Brasília. A classificação é livre e o espaço sujeito à lotação. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Para garantir a entrada basta retirar os ingressos, já disponíveis, na Bilheteria Digital.

Elas no comando 

Com o intuito de reafirmar o protagonismo feminino no samba e dar visibilidade às mulheres que representam a força do gênero musical, a organização do evento, capitaneado por mulheres, anuncia nomes que são referência, dentro e de fora do Quadradinho.
Na sexta-feira, 6 de dezembro, o palco do Divas recebe Clécia Queiroz, Karla Sangaleti e Mirian Marques. Já no sábado, 7 de dezembro, é a vez de Karynna Spinelli, Fernanda Jacob e Gija Barbieri ocuparem o tablado.

A diretora-geral do projeto, Ellen Oliveira, reforça que a missão do Divas é preservar o samba, patrimônio imaterial, e enaltecê-lo por meio das interpretações de mulheres que são grandes representantes dessa expressão tão importante e que é parte de nossa cultura popular.

Segundo a diretora, o objetivo também é mostrar a importância da mulher no samba, seja no palco ou nos bastidores. “A equipe é majoritariamente feminina. Nós temos mulheres na parte técnica como direção de palco, luz e roadies. O festival é idealizado, produzido e apoiado no crescimento feminino, destacando a mulher na cultura”, detalha Ellen.

Referências do samba

A curadoria para a 4ª edição faz jus à grandeza desse ritmo, enaltece artistas do DF e traz grandes nomes do samba nacional, como a pernambucana Karynna Spinelli  e a baiana Clécia Queiroz.

“Traremos para o Divas o espetáculo Cabeça Feita do meu último álbum, lançado este ano. É o terceiro de minha trajetória e traz canções autorais e arranjos feitos por meus músicos e por mim. Então, vamos levar ao palco do Divas o sotaque do samba de pernambuco”, anuncia Karynna.

Ainda segundo a cantora, 10 anos de Divas reflete uma vitória muito grande para o  samba.
“Eu me sinto extremamente honrada em fazer parte da história do projeto. Cantei no Divas em 2019, após uma pequena pausa no meu trabalho por questões de saúde, então esse palco foi o ninho que me trouxe de volta. É muito importante termos espaços e festivais, feitos por mulheres que movimentam a cadeia da música. O Divas traz isso”, complementa Spinelli.

Sobre o Festival 

O Divas do Samba chega a sua quarta edição, sendo que a estreia do festival foi em 2 de dezembro de 2014, na Torre de TV. A segunda edição foi em 2019, com um tributo inesquecível à matriarca e rainha do samba, Ivone Lara. A última edição, no Clube do Choro, foi em homenagem à Beth Carvalho, em 2022.

Serviço