O número de atletas brasileiros convocados este ano, 301, foi recorde. Desses, oito pertencem ao nosso quadradinho


Você já está preparado para as Olimpíadas, que acontecem a partir da próxima sexta-feira, 23, e devem terminar só no começo de agosto, no dia 8?

A capital federal é uma das cidades do País com mais representantes nos Jogos Olímpicos, é daqui que vêm diversos atletas, tais como a deputada distrital Leila do Vôlei, que representou o quadradinho e propôs a vacinação dos atletas olímpicos já em fevereiro; o lendário jogador de basquete Oscar Schmidt, conhecido como um dos melhores cestinhas do mundo; o veleiro Torben Grael, que dessa vez entra como técnico na competição; os icônicos rapazes do futebol brasileiro, Lúcio e Kaká, dentre vários outros que já tiveram sua jornada traçada a partir daqui.Brasília está mais do que representada este ano. Serão cerca de oito atletas convocados, que poderão concorrer ao pódio.

 

As Olimpíadas

As Olimpíadas foram adiadas por um ano por conta da pandemia de Covid-19, tendo inicialmente sido previstas para o ano passado. A edição deste ano será em Tóquio (Japão). Em 2021, foram um total de 301 atletas enviados ao oriente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), número recorde.

 

 

Conheça os oito atletas de que estarão nas olimpíadas:

Kawan Pereira e Luana Lira

São os atletas focados nos saltos ornamentais e que estreiam na competição. Kawan, 19 anos, nasceu em Parnaíba (PI), e Luana, 25 anos, em João Pessoa (PB). Treinaram no Instituto Pro Brasil, que fica no Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília (UnB).

 

Reinier Jesus

Um dos mais jovens da lista junto a Kawan, com apenas 19 anos, estreia sua primeira edição no futebol olímpico, mas costuma atuar como meio-atacante pelo Borussia Dortmund, clube alemão. Ele chegou a celebrar a convocação em suas redes sociais.

 

 

Felipe Gustavo

Com 27 anos e 520 mil seguidores em suas redes sociais, Felipe é voltado para a arte do skate, novidade das Olimpíadas. Está sob os holofotes principalmente por ser uma das grandes apostas brasileiras no novo circuito.


 

Bruno Schmidt

Já conhecido por ser um dos jogadores brasileiros do vôlei de praia, Schmidt, 34 anos, é um dos veteranos de Brasília e fará dupla com Evandro. Ele começou a jogar vôlei em 2002, no Iate Clube, e é sobrinho do ex-jogador de basquete que se tornou uma lenda, Oscar Schmidt. Em 2015, foi reconhecido como o melhor jogador de vôlei de praia pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

 

 

Tandara Caixeta

A brasiliense jogadora de voleibol Tandara, 32 anos, já trouxe o ouro de Londres (2012) e também no Rio de Janeiro (2016), e é uma das veteranas da capital federal.

 

Caio Bonfim

O competidor de marcha atlética, 30 anos, continua a treinar no Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso), e é um dos veteranos da lista dos oito atletas de Brasília.

 

Ketleyn Quadros

A judoca de 33 anos representou o Brasil em Pequim, em 2008, e trouxe o bronze para casa.