Evento vai oferecer oficinas interativas, observação de fenômenos cósmicos, conversa com especialistas e atrações culturais
Um programa noturno de astronomia do museu interativo do Sesi Lab, em Brasília, vai oferecer oficinas interativas, observação de fenômenos cósmicos, conversa com especialistas e atrações culturais na próxima quinta-feira (5). O evento, que começa a partir das 19h, ainda disponibilizará telescópios para a observação do céu. Tentativas de entender o Universo” terá oficinas para montagem de miniaturas de satélite e criação de colares com formas de astros, além de sessões com um astrônomo, que apresentará histórias da astronomia.
De acordo com a organização do projeto, atrações musicais também vão fazer parte da programação. O escritor, compositor e poeta Lirinha vai apresentar seu terceiro álbum solo, baseado na expansão cósmica. A cantora Gaivota Naves também fará um show com clássicos da música brasileira.
Os ingressos estão disponíveis no site do Sesi Lab, por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O evento ocorre até a meia-noite, e não será permitida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados do responsável. Adolescentes acima de 16 anos deverão estar acompanhados do responsável legal.
O astrofísico Alan Alves Brito, finalista do prêmio Jabuti, a principal premiação de literatura do país, e a pesquisadora Denise Rodrigues vão guiar a “Conversa poética”, em que será debatido o acesso à ciência e a sub-representação de pessoas negras no ambiente científico brasileiro.
Confira algumas das atrações
Satélites do futuro
Montagem de uma miniatura de satélite de MDF e conhecimento das funções e a história dos satélites, inspirados na relação com as obras Orisat e Mensagem para Você.
Sessões às 20h e às 21h — com distribuição de senhas 30 minutos antes.
Capacidade: 20 pessoas por sessão
Local: Galeria Imaginando Futuros
Performance: de Einstein a Lygia Clark
Uma performance cênica será apresentada para mostrar um paralelo entre o objeto relacional Pedra e Ar, de Lygia Clark, e a teoria da relatividade, de Albert Einstein.
Sessões às 20h e às 21h
Local: Estação Descoberta (Galeria Fenômenos no Mundo)
Ornamentos da meia-noite
Oficina inspirada na obra Quase Meia Noite e Eclipse, do artista Feco Hamburger. A proposta é a criação de colares com a sobreposição de acrílicos, com formas de astros e mitologias, inspirados em cosmogonias indígenas e quilombolas.
Das 20h às 22h — com distribuição de senha 30 minutos antes.
Capacidade: 40 pessoas por sessão
Local: Espaço Maker
Astronomia ao alcance da mão
O público vai poder observar as principais constelações visíveis a olho nu no céu de Brasília, conhecer aplicativos astronômicos gratuitos para identificar os astros no céu e aprender a fazer uma astrofoto amadora com o celular.
Das 19h30 às 21h30 — com fluxo contínuo, por ordem de chegada
Local: varanda do 1º pavimento
Pop Up Cósmico
O astrônomo Adriano Leonês apresentará histórias da astronomia, abordando temas como a etnoastronomia brasileira, a cultura espacial e a astronomia austral.
Sessões às 20h, 20h30, 21h e 21h30 — com distribuição de senhas 30 minutos antes.
Capacidade: 20 pessoas por sessão
Local: Experimento Lab