Serão testadas apenas pessoas que apresentarem sintomas, como febre
O teste rápido gratuito para o novo coronavírus (covid-19), na cidade de Brasília, teve início nessa terça-feira (21), em dois postos drive thru, localizados no estádio Mané Garrincha e no Parque da Cidade, na região central da capital do Distrito Federal (DF).
A pessoa que for fazer o teste será cadastrada na entrada do drive thru e passará por triagem de temperatura, por meio de câmera térmica, feita pelo Corpo de Bombeiros. Quem não apresentar sintomas não fará a testagem.
O atendimento é feito por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido sair do carro sem orientação da equipe de saúde. Também é recomendado o uso de máscaras faciais desde a saída de casa, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.
Para conseguir ser testada, a pessoa precisa levar consigo documento de identificação e comprovante de residência. O procedimento poderá coletar sangue ou materiais da garganta e nariz dos pacientes.
Se os médicos acharem que há necessidade de contraprova, a pessoa passa pelo swab, o teste que analisa secreção da garganta ou do nariz. Aí, nesse caso, o material é enviado para laboratório e o resultado sai em até dois dias.
Dez bombeiros fizeram o teste: quatro deles testaram positivo para o coronavírus e foram afastados do serviço.
Até agora, a média de casos confirmados em Brasília era de 28 por dia. Só nesta terça (21), no primeiro dia de drive-thru, 46 testes deram positivo. Ao todo, mais de 3 mil testes foram aplicados.